19º BPM reforça segurança nestas eleições em Toledo

Para garantir a segurança dos eleitores, locais de votação, mesários e urnas eletrônicas, o trabalho de todas as forças de segurança ocorrerá durante todo o fim de semana, até este domingo (2), data em que ocorrem as eleições para presidente da República, governador do Estado, senador e deputados estaduais e federais.

Embora em Toledo não tenha ocorrido nenhum incidente grave até a última sexta-feira (30), os policiais estarão em alerta permanente para qualquer tipo de situação.

Segundo o comandante da 1ª Cia do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), capitão Jimmy Cajuhy Carlesso, as Eleições Gerais são diferentes das Municipais. Ele explica que algumas situações mais graves são registradas nas Eleições Municipais, pois envolvem candidatos locais. Entretanto, Carlesso destaca que a polarização exige uma atenção redobrada por parte das forças de segurança de Toledo.

Para isso, um esquema de segurança foi montado e o policiamento será reforçado. “Neste domingo, todo o efetivo estará disponível e atuarão em Toledo, tanto na sede como nos distritos”, destaca Carlesso.

O capitão salienta que o esquema de reforço será adotado em toda a área do 19º Batalhão. “Em todos os locais de votação, a segurança será reforçada”. Carlesso destaca ainda que o trabalho da PM iniciou alguns dias atrás, inclusive com reforço nas atividades do Fórum Eleitoral de Toledo. “Nós já atuamos em uma operação – durante a carga e lacração das urnas – ocorrida na semana passada. As equipes acompanharam todo o trabalho no Fórum”.

ATENÇÃO – Ontem (1º), o Fórum Eleitoral iniciou a distribuição das urnas e a equipe policial também acompanhou essa atividade. Mas, segundo Carlesso, as atenções estão voltadas para hoje (02). “Além do nosso efetivo, mais viaturas estão nas ruas para garantir a segurança. Os policiais patrulharam pela cidade com roteiros determinados de maneira que circulem e permaneçam nos locais de votações”.

Os policiais estarão ainda atentos com o uso de celular nas cabines de votação. “Existe uma preocupação maior neste quesito, porém a informação foi bastante divulgada para a comunidade. As pessoas estão informadas quanto a essa proibição”, afirma o capitão ao complementar que “a informação também foi repassada ao efetivo. Assim os policiais saberão como proceder em cada situação e garantir a segurança e a tranquilidade do eleitor durante a votação”.

As irregularidades flagradas pelos policiais ou denunciadas para a PM serão encaminhadas para a 20ª Subdivisão Policial (SDP). “Configuram-se como crimes (por exemplo) boca de urna, compra de voto, transporte de eleitor, violação do sigilo do voto, derrame de panfletos nas vias urbanas, enfim. Nós estaremos atentos e cumpriremos com a lei”.

Neste contexto, Carlesso recomenda que o eleitor exerça o seu voto com tranquilidade e não atrapalhe o direito do outro. “Em caso de qualquer situação, a Polícia Militar estará à disposição e nós adotaremos todas as providências cabíveis”, finaliza o comandante da 1º Cia do 19º BPM Jimmy Cajuhy Carlesso.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.