1ª vez: Ciscopar e UFPR realizam procedimento de amniocentese no Ambulatório de Medicina Fetal
O Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) e o curso de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Toledo, realizaram pela primeira vez – dentro da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde – o procedimento de amniocentese de forma ambulatorial. A novidade permite que as pacientes tenham acesso ao exame – quando solicitado pelo profissional da área médica – de maneira gratuita.
“Esse exame quando realizado de forma privada, se trata de um procedimento de alto custo, e ao ser realizado pelo Ciscopar é totalmente gratuito para as pacientes. Sem dúvida nenhuma, é um ganho para os 18 municípios consorciados”, comemora a diretora de Atenção e Gestão em Saúde do Ciscopar, Ana Paula Ferreira Neves Johann.
Segundo a diretora, a amniocentese é um procedimento invasivo que consiste na coleta de líquido amniótico (líquido que se encontra envolvendo o feto). O ideal é que ele seja realizado após 15/16 semanas de gestação. Para a realização do procedimento é utilizada uma agulha fina que é introduzida através da parede abdominal e do útero. O exame ajuda a detectar inúmeras doenças como: toxoplasmose, sífilis, citomegalovírus, cromossomopatias fetais (por exemplo, Síndrome de Down), teste de paternidade, entre outros.
“É válido lembrar que antes de iniciarmos esses procedimentos aqui, casos de pacientes, que necessitavam desse procedimento para diagnóstico de afecções fetais, eram encaminhados via Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Infelizmente, muitas vezes, durante a espera pela vaga, perdia-se o tempo oportuno para realização do exame”, esclarece Ana Paula.
AMBULATÓRIO DE MEDICINA FETAL – O Ambulatório de Medicina Fetal teve início seus atendimentos no Ciscopar em 2020. No espaço, a equipe de atuação atende gestantes classificadas como alto risco, que apresentam má formações fetais, residentes em qualquer um dos 18 municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde consorciados ao Ciscopar.
“O Ambulatório de Medicina Fetal é coordenado pela médica Greici Schroeder, formada pela HUOP, especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela TEGO, Especialista em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia pelo CBR- TUSGO e com formação em Medicina Fetal pela USP de Ribeirão Preto”, comenta Ana Paula.
O Ciscopar abriu suas portas para os ambulatórios do curso de medicina do campus de Toledo da UFPR, desde meados de 2019. “Além do Ambulatório de Medicina Fetal, que atende, no Consórcio, através desta parceria entre as instituições, funciona também os ambulatórios de planejamento familiar, ginecologia, endocrinologia. O Ciscopar também proporciona a possibilidade dos acadêmicos acompanharem as demais especialidades atendidas no Consórcio, tanto nos setores de Centro de Especialidades do Paraná (CEP), como no Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC)”, complementa.
Da Redação
TOLEDO
Comentários estão fechados.