1ª vez: etapa do Curso de Oficiais dos Bombeiros acontece em Toledo

O Corpo de Bombeiros de Toledo foi o local escolhido para a realização de uma etapa do Curso de Oficiais. Foi a primeira vez que essa etapa do curso foi realizada no quartel. Toledo é a única unidade do Estado que possui a torre de treinamento – uma estrutura equivalente a um prédio de cinco andares.

“Ao longo deste anos – lembrando que ela foi inaugurada em 2018 – a torre foi vista como parte estrutural para treinamento”, pontua o comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, capitão Luís Eduardo Zarpellon. “Por conta disso passamos a ser referência no Estado. Cada unidade contribui com de alguma forma com a formação. Em Toledo, somos referência em salvamento em altura e combate ao incêndio”.

Zarpellon salientou que dentro da corporação, tem muita importância, poder contribuir na formação de oficiais. Ele declarou que o fato de o quartel ter a estrutura permite promover com mais facilidade os cursos e capacitações.

REPRESENTATIVIDADE NO ESTADO – “Ainda este ano será promovido o Curso de Soldado – que está acontecendo nas escolas de Umuarama, Francisco Beltrão e Pato Branco. Todos os integrantes estarão aqui para usar a torre. Além do efetivo de Toledo e do 4º Grupamento, pois é comum realizarmos reciclagens e atualizações”.

O adjunto do Comando Regional de Região Leste, major Mikeil Petrus Abi-Abib reforçou que Toledo conta com uma excelente estrutura para a realização do treinamento. “A ideia é fazer com que se torne rotina e as turmas passem por aqui, pois envolve uma estrutura que facilita as ações devido a visualização, permite a repetição de forma ágil, entre outros fatores que favorecem. Tudo isso muda quando envolve um prédio residencial que tem todo um trâmite burocrático, questão de limpeza e uso”.

O CURSO DE OFICIAIS – Essa etapa do curso realizada em Toledo envolveu formação em focos pedagógicos em imersão – disciplina sobre dinâmica de incêndio. As primeiras atividades ocorreram na segunda-feira (24), o grupo formado por 20 cadetes visitou uma unidade de grãos do município e participaram de uma explanação sobre explosões e combate. Já na terça-feira (25), além das práticas realizadas na torre, o grupo também participou de simulações de combate a incêndio com fogo real dentro de simuladores.

Três instrutores participaram do treinamento. “No grupo de 20 cadetes, um é de Toledo, dois do Rio de Janeiro, um de São Paulo e um Santa Catarina. O curso de formação é quase três anos. Eles saem graduados em Gestão a Respostas e Emergências. Cada etapa é primordial para a formação dos futuros oficiais”, conclui o major.

A TORRE – Em novembro de 2018, foi entregue oficialmente a torre de treinamento – uma estrutura equivalente a um prédio de cinco andares. O local é usado para treinamento de situações que envolvem edifícios altos. A construção da obra foi planejada devido à preocupação do crescimento vertical da cidade e da probabilidade de aumentar o número de ocorrências envolvendo esses locais. A estrutura tem escadas externas e conta com o sistema de prevenção a incêndios. Ou seja, mais um instrumento para promover o treinamento e deixar o efetivo mais preparado para situações adversas.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.