Conhecimento e talento marcam abertura da 1ª Semana de Valorização da Pessoa Idosa

Palestras e apresentações artísticas foram os pontos centrais do evento destinado à terceira idade realizado na manhã desta quinta-feira (29) no Teatro Municipal de Toledo. A atividade foi a primeira aberta ao público da 1ª Semana de Valorização da Pessoa Idosa promovida pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) em parceria com vários órgãos públicos, entidades e empresas.

A primeira fala da manhã foi da secretária municipal de Assistência Social, Solange Silva dos Santos Fidelis, discorreu sobre “O processo de envelhecimento e a importância da convivência familiar e comunitária, e das políticas públicas de atendimento à pessoa idosa”. Em seguida, foi a vez do promotor de Justiça José Carlos Mendes Filho, que abordou o tema “Direitos da pessoa idosa”.

Na segunda parte do encontro, os idosos assumiram o protagonismo e encantaram o público com diversas apresentações de dança, música e teatro. Outros talentos estarão em evidência no próximo dia 8, quando os frequentadores dos Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certis) poderão expor seus trabalhos artísticos no Parque Ecológico Diva Paim Barth.

Esta atividade, que encerra a programação da 1ª Semana de Valorização da Pessoa Idosa, também proporcionará o acesso a informações e serviços importantes para toda a terceira idade toledana, como a emissão de credencial para o uso de estacionamento em vagas exclusivas para idosos. Em data que ainda será informada, o Certi Pioneira será palco da palestra “Valorização da vida na terceira idade e o envelhecimento saudável na saúde mental”, que será ministrada pela equipe técnica do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps II).

Fechado

A 1ª Semana de Valorização da Pessoa Idosa contempla eventos fechados, os quais foram iniciados na quarta-feira (28), com uma roda de conversa com os profissionais do Caps II na carceragem da 20ª Subdivisão Policial (SDP). Além disso, a equipe da SMDH também esteve presente, entre quinta e sexta-feira (29 e 30), em quatro instituições de longa permanência de idosos (ILPIs), onde foram realizadas atividades intergeracionais com crianças de escolas públicas do município, e fornecidas informações sobre as políticas públicas que a pasta tem desenvolvido para este público. “O trabalho intergeracional traz um impacto muito positivo nas relações sociais. As crianças puderam escrever cartas e fazer amigos, estabelecendo uma consciência sobre a importância de valorizar aqueles que estão na terceira idade, e possibilitando aos idosos e idosas um olhar de esperança nas gerações que virão”, salienta Jennifer.

Da Agência Brasil

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.