A.A. reforçam atuação do grupo em evento do Setembro Amarelo

Há muitos anos o alcoolismo é considerado um problema grave de saúde no Brasil, provocando hepatite ou cirrose hepática, além das doenças psiquiátricas que também podem estar diretamente ligadas ao uso do álcool. Depressão, anorexia alcoólica, demência, são os transtornos mentais mais comuns relacionados ao álcool.

No mês da campanha do Setembro Amarelo, de prevenção e conscientização contra o suicídio, a Irmandade de Alcoólicos Anônimos (A.A.) fez uma explanação no último domingo (26) no Parque Diva Paim Barth sobre o trabalho dos quatro grupos em Toledo no auxílio de dependentes do álcool.

“O abuso de álcool e outras substâncias é uma das principais causas de suicídio e o grupo de Alcoólicos Anônimos tem ajudado muitas pessoas que passaram por situações críticas. Temos relatos de companheiros que pensavam que não havia mais solução, que não conseguiriam sair do vício, mas sempre falamos que tem saída e que é possível refazer a vida”, conta um dos membros do A.A.

Além de explicar como é o trabalho dos grupos de A.A. a equipe distribuiu panfletos e divulgou as reuniões dos quatro grupos em Toledo. A ação aconteceu na programação de encerramento das atividades alusivas ao Setembro Amarelo, evento promovido pela Secretaria da Saúde.

“Foi uma ação muito interessante porque algumas pessoas nos procuravam curiosas sobre o trabalho do A.A., com dúvidas e interessadas para indicar para um amigo ou familiar. Fizemos uma apresentação do grupo e foi muito bom reforçar para a comunidade que em Toledo tem grupo de ajuda para quem deseja abandonar o vício do álcool”, complementa.

ENCONTROS – Nas reuniões do A.A. os participantes são protegidos pelo absoluto anonimato. Nos encontros não há empresários, advogados, professores ou dona de casa. Há pessoas que querem um recomeço. Familiares e amigos próximos também podem acompanhar o participante nos encontros apoiando na jornada para abandonar o vício.

A Irmandade de Alcoólicos Anônimos não está ligada a religião, movimento político, organização ou instituição. O programa conta com um conjunto de princípios que se praticados como um modo de vida, podem expulsar a compulsão pelo beber destrutivo e possibilitar que a pessoa tenha uma vida integra e feliz.

“Muitas pessoas chegam no grupo com o pensamento de que sua vida não tem mais solução, a família as vezes já está desacreditada, mas nós acreditamos que ainda é possível mudar de vida, sempre tem uma saída para deixar o alcoolismo”, enfatiza o participante do grupo.

REUNIÕES – Os grupos ativos de Alcoólicos Anônimos em Toledo são: Grupo Ascese com reuniões nas terças-feiras e sextas-feiras às 20 horas na Rua Madri, 75. Os interessados também podem participar do Grupo Jardim com reuniões nas quintas-feiras, às 20 horas no mesmo local do Grupo Ascese. Há ainda o Grupo Novo Caminho com encontros todas as segundas-feiras, às 20 horas na Rua Nayoro, 56 no bairro Jardim Coopagro; e o Grupo Panorama com encontros todas as quartas-feiras, às 19h30 horas na Rua Ministro Petronio Portela, 90, na Igreja Luterana do Jardim Panorama. As reuniões também são abertas para profissionais que trabalham com alcoólatras para conhecerem a realidade da pessoa, para advogados que atuam em divórcios por conta do alcoolismo, religiosos que auxiliam pessoas que tenham o vício, entre outros profissionais. Mais informações sobre o Programa e as reuniões através do telefone (45) 99925 0037.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.