A beleza feminina nas pistas: Associação Correr Toledo promove a Corrida da Mulher
O esporte é para elas, sim! As mulheres levam para as corridas a alegria, a beleza e a simpatia. A participação delas representa suas histórias de luta e força em meio a um esporte que era, antigamente, predominado pela ala masculina. No mês delas, para fazer uma homenagem às mulheres que também amam a modalidade e descobriram os benefícios que esse esporte proporciona, a Associação Correr Toledo promove, com o apoio da Itaipu Binacional, a 7ª edição da Corrida da Mulher.
A atividade física é essencial para manter o corpo em sintonia com a mente. Para melhor compreensão desta harmonia, a Correr Toledo, a Universidade Paranaense (Unipar), campus Toledo e demais parceiros promovem a palestra “A Importância da Corrida na Vida da Mulher”, ministrada pela professora Ma. Dcheimy Janyna Baessa. A programação, que acontece nesta sexta-feira (4), também aborda a vida cotidiana feminina, com a professora Ma. Dora de Castro Agulhon. Além disso, acadêmicos de Educação Física e Fisioterapia vão desenvolver algumas atividades com o público presente. A programação começa às 19h30.
Segundo a presidente da Associação Rejane Michels, a palestra e a corrida homenageiam as mulheres e é uma maneira de incentivar que cada uma busque a sua valorização. “Diariamente, a mulher se reestrutura, se multiplica em suas atividades, nas profissões enfim. Nós – da Associação Correr Toledo – queremos a fazê-la se sentir bem”.
Rejane complementa que a mulher precisa se amar e se sentir empoderada. “Eu me olho no espelho e gosto de mim. Me arrumo para o meu ser, para mim. Quando o meu corpo está em movimento tenho mais saúde e estou sempre preparada para enfrentar as doenças. Precisamos nos amar mais”.
POSITIVIDADE – Para uma das integrantes da Associação Correr Toledo, Sandra Schossler, a corrida impacta na vida das mulheres. “Nós, que as acompanhamos, percebemos muitas mudanças e elas são positivas. A conquista da independência da mulher por meio do esporte. É gratificante ver a mulher se libertar de algo que não faz bem a ela”.
Ao ingressar neste mundo da corrida, a mulher passa por uma mudança significativa. O esporte melhora a saúde física e, principalmente, a saúde psicológica. “A principal mudança está na autoestima. A mulher fica mais segura de si e suas ações refletem na família e no trabalho”, afirma Sandra ao comentar que “a mulher pode ser o que quiser e ela não está sozinha. A mulher precisa se sentir forte para tomar a decisão”.
A PROVA – Após a programação nesta sexta-feira, as mulheres, as crianças e os homens estão convidados para correrem no dia 13 de março (domingo). A largada da prova será às 8h, no Parque do Povo Luís Claudio Hoffmann, independente da condição climática. São esperadas aproximadamente 700 mulheres.
Nesta edição, a prova está com duas novidades: a ampliação da distância do trajeto para 7 Km e os pais poderão correr juntinhos com os seus pequenos na Corrida da Família. A união pela saúde e pela felicidade.
Apoiada pela Itaipu Binacional, a prova kids é a promessa de uma verdadeira festa. O público estimado é de 200 corredores mirins. As inscrições para este público são gratuitas. A Corrida da Mulher conta com a caminhada.
Para o público jovem e adulto, o investimento em inscrições é R$ 70. As inscrições serão realizadas até o dia 10 de março de 2022 ou até esgotarem as vagas, exclusivamente no site: http://corrertoledo.com.br/corridadamulher/.
A prova terá a duração máxima de 1h. O trânsito estará fechado em meia pista, cabendo aos atletas manterem-se do lado esquerdo da pista. A prova será disputada na categoria, feminina e masculina.
O kit de corrida será entregue mediante comprovação de inscrição através do comprovante de pagamento. A entrega será no dia 12 de março, na rua Nossa Senhora de Fatima 347, Jardim Gisela, das 9h às 16h. No dia do evento somente para atletas de outras cidades das 6h45 às 7h15.
Da Redação
TOLEDO