AABT apresenta relatório e anuncia competição nacional em Toledo em março
Representantes da Associação Amigos do Badminton de Toledo (AABT) participaram, na última quarta-feira (1º), de uma reunião com integrantes da administração municipal. Os visitantes foram recepcionados pelo prefeito Beto Lunitti e pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. A intenção do encontro era apresentar um relatório das ações desenvolvidas em 2022, bem como anunciar que o município será sede da 1ª Etapa do Circuito Nacional de Badminton 2023 – Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI).
A competição – 8 a 12 de março – terá disputas nas modalidades Simples Masculina (SM), Simples Feminina (SF), Dupla Masculina (DM), Dupla Feminina (DF) e Dupla Mista (DX).
Nas categorias Principal e Jovens (Sub-19 e Sub-17), as disputas serão divididas em Série A e B, e nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15, serão disputadas em séries únicas. “É uma competição importante do calendário nacional e devemos receber representantes de 14 estados, totalizando quase quinhentos competidores”, disse o técnico da seleção toledana de Badminton, Valdecir Anacleto. As disputas serão realizadas na Associação Esportiva e Recreativa (AER) Sadia.
Anacleto acrescenta que Toledo hoje é a principal referência paranaense e um dos maiores formadores de atletas do Brasil. “O trabalho é bastante intenso, temos mais de 300 atletas, de diversas categorias, treinando na Associação Social São Vicente de Paulo, além de seis pontos no município com iniciação”.
O técnico ainda lembra que a iniciação esportiva no badminton tem sido possível graças ao apoio dos bolsistas do Programa Atleta na Universidade. Atualmente, das 60 bolsas de estudos nove são ocupadas por atletas da modalidade.
O prefeito Beto Lunitti destaca a importância de parcerias para a formação cidadã. “O esporte é inclusão, disciplina e formação. É uma importante ferramenta de transformação social. Trabalhos como este desenvolvido pela AABT demonstram que as oportunidades existem”, disse.
Ao final, o atleta com diversas participações em competições nacionais e internacionais, Alisson Vasconcelos, reforça o reflexo da prática esportiva na sua vida pessoal e profissional. “Jogo badminton desde pequeno, disputei diversas competições representando o Brasil, consegui pontuação para participar do Atleta na Universidade, me formei e hoje trabalho como professor de educação física. O esporte trouxe muitos benefícios para minha formação”, conclui.
TOLEDO