“Abordagens e estratégias de Marketing” é tema de evento no Biopark
Planejamento estratégico com foco nos objetivos da empresa em um curto, médio ou longo prazo, faz diferença para um marketing eficiente. Informações como esta foram abordadas durante a mesa redonda do Circuito BPK, que aconteceu no Biopark, na última sexta-feira (23), com o tema “Abordagens e estratégias de Marketing”.
De acordo com o publicitário Carlos Alberto Dassi, da Agência Mova, a empresa deve estar preparada com foco estratégico e planejamento definidos. “É importante sempre revisar o planejamento de tempos em tempos, mas, se você tem uma noção que daqui há cinco anos o negócio pretende estar em tal patamar, pavimentará esse caminho para chegar naquele ponto. Então, o planejamento tem esse norteador, tem que ser revisado com certeza, sempre, até porque o mercado muda muito. Então, é valido pegar as experiências do dia a dia e preparar bem o time para chegar na meta. Se isso acontece, a agência ajuda a colocar a mão na massa”, explica.
“O marketing oxigena os negócios, e está em tudo para engajar e atrair novos clientes. Quando uma empresa cria um conteúdo, como por exemplo um reels, e sente pelo orgânico que teve um bom resultado, valida o conteúdo para alcançar novas pessoas com o tráfego pago. O mercado muda muito rápido, o comportamento muda rápido e precisamos nos adaptar”, orienta o empresário Junior José Jacobs, da Maximus Tecidos e da Maximus Escola de Moda Online. Nesse sentido, para ser estratégico e ter bons resultados, o profissional orienta que é relevante entender o cliente, o público e a audiência para criar algo que seja empático e genuíno. Ao escolher uma rede social de atuação a dica é escolher a que tem o melhor custo benefício e que o público escolhido esteja lá. “A estratégia é ter autenticidade e empatia com a outra ponta. O Biopark por exemplo, reúne uma tribo de empreendedores, investidores, gente que está com desafios no mercado e que buscam ideias para inovar sempre. Tendo isso definido, ao gerar conteúdo, seja um podcast, um evento presencial como o circuito BPK, uma live no youtube ou no Instagram, por exemplo, é válido entender que um conteúdo é uma porta de entrada para atrair a audiência em torno de um tópico que a empresa domina, para depois ter uma oportunidade de evoluir mais esse assunto e chegar em um mecanismo de venda; aí surgirão oportunidades porque terá match, que é essa empatia”, complementa Jacobs.
Para o diretor comercial Ricardo Vipych, da Mirabolante Filmes, as estratégias de marketing quando são bem-estruturadas, direcionam para criações bem-posicionadas. “O marketing sempre existiu, hoje está mais em alta porque teve esse boom de redes sociais, de aplicativos com vídeos e muitas publicações no meio digital. Para que o excesso não deixe o público perdido, é importante entender que para cada negócio tem uma realidade; existe muita ferramenta de marketing e com um funil de vendas bem feito você atrai seu cliente com estratégia e produção de conteúdo assertiva para cada produto”, conclui.
“O empresário às vezes gosta de olhar o gramado do vizinho e acha mais verde do que o dele. Na verdade, ele tem que olhar diferente, olhar para o gramado dele e entender quais são as fortalezas que possui para melhorar o que não está bom. Com um planejamento estratégico claro, a equipe ajuda a construir”, complementa Dassi.
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