Abrates disponibiliza o primeiro livro de Fisiologia da Semente para download
O engenheiro agrônomo Dr. Flavio Popinigis lançou, recentemente, uma versão em inglês de sua obra “Fisiologia da Semente”, livro que foi o primeiro sobre o tema lançado no Brasil (1977) e reeditado em 1985. Ao mesmo tempo, Popinigis decidiu popularizar sua obra, concedendo gratuitamente os PDFs nas duas versões para a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) divulgar em seu site, sem custo para o público. “Coloquei esta obra também em outras plataformas, mas considero a divulgação no site da Abrates a mais importante, pois é segmentada para o público interessado em tecnologia de sementes, e terá, com certeza, mais acessos e maior divulgação”, analisa Popinigis.
Por muitos anos, este livro foi o único em português a cobrir essa área específica da Tecnologia de Sementes e, por isso, foi adotado por Escolas e Faculdades do curso de Agronomia em todo o País. Em linguagem acessível e didática, com mais de 100 figuras e 50 tabelas, a publicação traz conceitos genéricos sobre o funcionamento fisiológico da semente em geral. “Nele, os estudiosos iniciantes lograrão entender mais sobre como a semente se forma, amadurece, fica dormente, germina, e se deteriora. Poderão conhecer também os principais aspectos sobre obtenção, preservação e avaliação da qualidade da semente. Apresento muitos exemplos das propriedades fisiológicas de sementes das mais variadas culturas”, esclarece o autor.
Segundo Popinigis, os conceitos básicos ainda são os mesmos até hoje, apesar de quase 50 anos do lançamento da primeira edição. “O conteúdo é básico, mas é muito rico. Por isso, agora que estou aposentado, consegui fazer a tradução para o inglês, tornando a obra mais acessível para o mundo”, conclui.
SOBRE O AUTOR – Flavio Popinigis é natural de Ponta Grossa (Paraná). Ele se graduou em Engenharia Agronômica pela Universidade do Paraná e concluiu mestrado e doutorado na Mississippi State University. Atuou como consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em apoio ao Programa de Implementação do Plano Nacional de Sementes no Brasil. Nessa condição, promoveu a formação de técnicos, estudantes e pesquisadores em ciência, tecnologia e produção de sementes de qualidade no Brasil e na América Latina e Central em apoio aos programas Seed nos países da região.
Como professor convidado, orientou os primeiros dezenove alunos do primeiro Curso de Mestrado em Tecnologia de Sementes do Brasil e foi reconhecido, em 1980, com a Medalha do Mérito Universitário concedida pela Universidade Federal de Pelotas (RS). Em 1989, foi homenageado com o Prêmio “Semente de Ouro” concedido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates). Em 2013, foi distinguido com o “Prêmio Excelência e Qualidade Brasil” concedido pela Associação Brasileira de Liderança (Braslider).
Popinigis também atuou como pesquisador na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), como gerente de produção de sementes básicas, gestão estratégica e gestão de P&D.
LONDRINA