Ação Social São Vicente de Paulo inicia as celebrações de 60 anos

O mês de setembro é festivo para a Ação Social São Vicente de Paulo. A entidade completa 60 anos de atividades sociais em Toledo. Ao longo desses anos, mais de 18 mil jovens participaram das oficinas, dos cursos e dos atendimentos da entidade.

São seis décadas de dedicação, assistência, carinho e muito amor pelas crianças e os adolescentes de Toledo. A história da entidade se mistura com a do município. A Ação Social São Vicente de Paulo tem uma expressiva contribuição na transformação na vida dos jovens e na formação de cidadãos atuantes na sociedade.

Considerada a primeira entidade social de Toledo também é reconhecida pela excelência no trabalho realizado nesses 60 anos. Até mesmo durante a pandemia, a entidade se reorganizou para dar continuidade aos trabalhos e a assistências as famílias das crianças e adolescentes.

A diretora e fundadora da Ação Social São Vicente de Paulo, Irmã Luíza Menin, explica que mesmo com a paralisação das atividades presenciais, a entidade manteve contato com as famílias e auxiliou com cestas básicas. Os professores adequaram as metodologias de trabalho e os jovens inscritos nos cursos continuaram com as atividades de forma on-line.

Aos poucos, conforme liberação dos decretos, as atividades presenciais foram retomadas e as crianças e adolescentes retornaram para o convívio na entidade. “Nós fizemos as adaptações necessárias para atende as normas sanitárias e garantir segurança para as crianças e adolescentes aqui na entidade”.

ATENDIMENTO – Atualmente, a Ação Social São Vicente de Paulo atende 300 crianças e adolescentes de cinco a 17 anos. Eles são inseridos em atividades pedagógicas respeitando as diferentes características e o crescimento intelectual, emocional e social. Também participam de cursos profissionalizantes e atividades esportivas.

“A colaboração da comunidade para ajudar a manter as atividades da entidade e o pagamento em dia dos nossos funcionários tem sido fundamental. As crianças são muito bem tratadas, com os melhores cursos e uma alimentação de primeira qualidade”, reforça a Irmã Luíza.

Mesmo com o retorno das crianças e adolescentes, a entidade se preocupa em manter o acolhimento as famílias com palestras sobre educação dos filhos, orçamento doméstico, entre outros assuntos. “A Ação Social realiza um atendimento integral à família. É fundamental que a família participe desses momentos. Ela é a base e tem que ter estrutura para educar a criança, se não, todo o trabalho que fazemos aqui fica perdido”, enfatiza a Irmã Luíza.

GRATIDÃO – A frente das atividades da Ação Social São Vicente de Paulo desde o início, Irmã Luíza Menin só tem a agradecer por tudo que foi possível realizar em Toledo. “O trabalho não é meu e nem é da Congregação. Estamos em cinco irmãs trabalhando gratuitamente e esse é um trabalho de todos. Os funcionários são ótimos e dedicados em tudo. Eu agradeço a Deus e a população que sempre nos ajudou e apoiou as atividades da entidade, e também as famílias das crianças e dos adolescentes”.

CELEBRAÇÃO – O aniversário da Ação Social São Vicente de Paulo será no dia 30, mas as comemorações acontecem durante todo o mês de setembro. No próximo sábado (11), às 19 horas, será celebrada uma missa na Catedral Cristo Rei. Logo após será servido um jantar comemorativo.

No dia 22, a entidade vai realizar uma live no Teatro de Toledo com várias apresentações musicais. O evento está programado para iniciar às 19h30 e será transmitido na página da entidade no Facebook. A programação também será aberta ao público externo respeitando a capacidade conforme o decreto em vigência na data.

A entidade também fará uma confraternização com as crianças e os adolescentes no dia 27. Lanches, bebidas e o tradicional bolo de aniversário não podem faltar nesta festa que também vai celebrar os aniversariantes da entidade.

“Não podemos deixar uma data tão importante passar em branco. Nós pensamos tudo com muito carinho para agradecer e celebrar esses 60 anos de atividades. Vamos reunir ex-integrantes, colaboradores e apoiadores que contribuíram na história da Ação Social São Vicente de Paulo”, afirma a secretária executiva da entidade, Ivone Laguna.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.