Acimacar Antecipará Dia C para Arrecadar Doações para o Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul enfrenta uma das maiores tragédias da história do estado, provocada por intensas enchentes que atingiram diversas regiões, resultando em mais de 400 municípios em estado de calamidade e situação de emergência, além de milhares de pessoas desabrigadas.

Em busca de prestar auxílio e amparo às pessoas atingidas, o Conselho de Cooperativas da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) adiantou as ações desenvolvidas na edição de 2024 do Dia de Cooperar, o Dia C.

O “Dia C – Dia de Cooperar”, de acordo com o calendário da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), é realizado anualmente no primeiro sábado de julho, sendo este ano, no dia 06 de julho. No entanto, as ações foram adiantadas em Marechal Cândido Rondon para iniciarem no mês de junho, levando em consideração a necessidade de doações de itens essenciais para as populações atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

De acordo com o vice-presidente de Cooperativismo da Acimacar e coordenador do Conselho de Cooperativas, Hugo Ferraz, até o dia 29 de junho, o Conselho de Cooperativas realiza a arrecadação de doações junto a supermercados e farmácias do município.

“Com base nas demandas das entidades que estão atuando nos abrigos e do próprio Governo do Rio Grande do Sul, definimos que o foco das arrecadações nos supermercados são alimentos não perecíveis, itens de higiene e limpeza. Já nas farmácias, a coleta tem foco em itens de primeiros socorros como gaze, esparadrapo, curativos, luvas e máscaras descartáveis, soro para reidratação, medicamentos para leptospirose e antitérmicos, entre outros”, detalha.

Em todos os sábados do mês de junho, equipes de voluntários das entidades participantes do Dia C estarão nos pontos de arrecadação para orientar a população acerca de quais itens devem ser doados de acordo com a atual demanda.

“Outros itens que são importantes para serem enviados neste momento são colchões, cobertores, materiais escolares, leite em pó e longa vida, bem como fraldas descartáveis”, complementa Ferraz.

Ao fim do período de arrecadação, os itens serão contabilizados e adequadamente acondicionados em um caminhão para envio ao Rio Grande do Sul no dia 06 de julho, data oficial do Dia C.

“Apesar das equipes de voluntários do Dia C estarem fazendo um trabalho de campo apenas nos sábados, é importante salientar que a população pode realizar as doações durante todo o mês de junho em supermercados e farmácias parceiras da ação, que podem ser identificadas com caixas e cartazes do Dia C”, finaliza.

Para mais informações sobre como participar do Dia C e pontos de arrecadação, acesse o site da Acimacar (www.acimacar.com.br) ou entre em contato pelo telefone (45) 3284-5726.

Sobre o Dia C

Com o mote “Atitudes Simples Movem o Mundo”, a proposta do Dia de Cooperar (Dia C) é cuidar das pessoas, das regiões onde existem cooperativas, preservar o meio ambiente e realizar ações nas quais todos possam se beneficiar por meio do compartilhamento de experiências de voluntariado e solidariedade.

O objetivo das ações, realizadas em nível nacional, é incentivar iniciativas de responsabilidade social nas comunidades em que as cooperativas estão inseridas, por meio de ações voluntárias. Dessa forma, o segmento contribui para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), agenda composta por metas que devem ser atingidas até o ano de 2030.

Realização

Em Marechal Cândido Rondon, o Dia C é organizado pelo Conselho de Cooperativas da Acimacar, composta por Sicredi Aliança PR/SP, Unimed Costa Oeste, Sicoob Confiança, Cresol, Frimesa, Copagril, Uniprime, Lar, Cercar e Cooperagir.

As ações deste ano contam, ainda, com o apoio do Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) e do Conselho da Mulher Empresária (CME).

Sobre a Acimacar

Com mais de dois mil e cem empresários e produtores rurais associados, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) atua há 56 anos na defesa dos interesses da classe empresarial rondonense. Presidida pelo contador Paulo Grenzel, também é reconhecida pela sua liderança nas causas regionais e estaduais, além da participação em diversas demandas da comunidade. Saiba mais em www.acimacar.com.br.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.