Acit e Sebrae PR dão início à Trilha do Empreender para membros dos Núcleos Setoriais e Territoriais
O Programa Empreender, vinculado à Acit, deu início na noite de quarta-feira (03) ao projeto Trilha do Empreender – Jornada de desenvolvimento exclusiva para nucleados dos Núcleos Setoriais da Associação Comercial e Empresarial de Toledo. O primeiro encontro ocorreu no espaço InovAcit.
Desenvolvido em parceria com o Sebrae PR, a Trilha contempla cinco oficinas, com os temas, Matriz BSC, Aprendizagem, Liderança e Pessoas, Financeiro, Mercado e Clientes e Processos e Operação.
Segundo o vice-presidente de Núcleos da Acit, Tiago Rockembach, que deu às boas-vindas aos empresários, o principal objetivo da Trilha é capacitar os gestores das empresas para que alcancem um desempenho mais elevado em seus negócios, além de desenvolver uma cultura de inovação, qualidade e foco no cliente, melhorando os processos e resultados.
Durante o primeiro encontro da Trilha, Olga Tscha abordou o tema Matriz Balanced Scorecard – BSC. “A metodologia, que é uma ferramenta de gestão estratégica, traduz a visão de uma organização em um conjunto de objetivos e indicadores de desempenho distribuídos em quatro perspectivas: Financeira, Clientes, Processos Internos, e Aprendizado e Crescimento.”
Olga Tscha trouxe aos empresários, detalhes das perspectivas da Matriz BSC. Segundo ela, a perspectiva Financeira tem foco nos resultados que a organização pretende alcançar e os indicadores típicos incluem lucro, receita e retorno sobre investimento.
Além disso, ela falou sobre as demais perspectivas da BSC. “A perspectiva ‘Clientes’, é considerado a satisfação e a retenção dos clientes. Os indicadores comuns são satisfação do cliente, participação de mercado e taxa de retenção; os ‘Processos Internos’ examinam os processos críticos para atingir os objetivos e os indicadores incluem eficiência operacional e qualidade dos processos; e o ‘Aprendizado e Crescimento’ enfatiza a capacidade da organização em inovar, melhorar e aprender e os indicadores podem ser treinamento de funcionários, cultura organizacional e desenvolvimento de competências”, explica.
Segundo Olga Tscha, a aplicação da Matriz BSC permitirá que os empresários alinhem suas atividades com a visão estratégica de suas empresas, promovendo um crescimento sustentável e eficiente.
Os próximos encontros da Trilha do Empreender serão nos dias 17 de julho, com o tema Aprendizagem, Liderança e Pessoas, com a instrutora Geonice; 29 de julho, com o tema Financeiro e instrução de Claudio Carrasco; dia 12 de agosto, Mercado e Clientes, com Débora Soares, e para encerrar, no dia 27 de agosto, os empresários terão acesso ao tema Processos e Operação, com Olga Tscha.
TOLEDO