Ações para a valorização do futebol feminino são pauta de encontro com a CBF
Com o intuito de incentivar práticas de promoção da mulher no futebol — principalmente no âmbito do programa Integra Brasil — a secretária nacional de políticas para as mulheres, Cristiane Britto, e a secretária-executiva, Tatiana Alvarenga, estiveram na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro (RJ), na última quinta-feira (13). Na oportunidade, as representantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) foram recebidas pelo secretário-geral da instituição, Walter Feldman.
“O encontro com a CBF trouxe muitas informações que vão nos ajudar a elaborar projetos que de fato possam apoiar as mulheres no futebol. Abordamos desde a capacitação até a valorização das atletas. A perspectiva é positiva, queremos entregar à sociedade nossas primeiras ações direcionadas ainda esse ano”, afirmou a secretária Cristiane.
Entre as iniciativas destacadas pela CBF, estiveram o projeto Gol do Brasil para meninas, a Escola de Formação Profissional de Mulheres no Futebol, arbitragem feminina, seletivas de clubes de futebol feminino e os webinários realizados durante a pandemia. Acesse mais informações na página da Confederação
Pela CBF, participaram das discussões o gerente de responsabilidade social e sustentabilidade, Diogo Netto, a gerente jurídica, Regina Sampaio, a coordenadora da Seleção Feminina, Eduarda (Duda) Luizelli, e a coordenadora de competições femininas, Aline Pellegrino.
A atividade contou ainda com a presença de duas integrantes da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres: a diretora do Departamento da Promoção da Dignidade da Mulher, Teresinha Neves, e a coordenadora-geral de gestão, Helieth Duarte.
Integra Brasil
Lançado em 2019 pelo MMFDH, Ministério da Cidadania e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – em parceria com clubes de futebol, universidades e governos municipais e estaduais –, o projeto promove ações de inserção em campo e eventos temáticos em regiões de vulnerabilidade social para o enfrentamento de graves violações de direitos humanos.
O integra Brasil também amplia o acesso e o alcance da prática esportiva no país e contribui para a prevenção do uso de álcool e outras drogas nos diversos espaços e ambientes esportivos. Além da paz no futebol, trata de temas como racismo, inclusão de pessoas com deficiência, direitos da criança e do adolescente, esporte como instrumento de inclusão social, combate à discriminação da mulher.
Da Assessoria
Comentários estão fechados.