Adetur realiza 2ª oficina das Trilhas de Longo Curso que interligarão o Parque Nacional de Ilha Grande ao Parque Nacional do Iguaçu

A Adetur, Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, com o apoio da Rede Brasileira de Trilhas realizou na quarta-feira (15) na Cabanha Rosso em Medianeira a 2ª oficina presencial do projeto das Trilhas de Longo Curso.

O projeto tem por finalidade interligar o Parque Nacional de Ilha Grande em Guaíra ao Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu, passando pelos municípios da região de abrangência. A oficina foi ministrada pelo instrutor Erick Caldas Xavier, consultor do projeto e secretário da Rede Brasileira de Trilhas.

Participaram da oficina os representantes dos municípios, sendo eles, gestores municipais de turismo, demais pastas envolvidas e ciclistas. A oficina contou também com a presença da diretora técnica da Adetur, Fernanda Helena Fedrigo, representantes do Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio, Ivan Baptiston, José Ulisses dos Santos e Andréia Rigo e os representantes da ADERE, Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia, Marcelo Penayo e Diogo Marcel.

Nesta segunda oficina, alguns municípios já apresentaram os trajetos mapeados, contendo os pontos de apoio, atrativos turísticos e distância do percurso. O consultor, Erick Caldas Xavier orientou sobre a inserção das informações no sistema do Google Earth e também fez uma introdução sobre a sinalização, seguindo a metodologia da Rede Brasileira de Trilhas.

ESTRATÉGIAS – A Assessora Técnica e Coordenadora de Atividades da Adetur, Sara Fernanda Moraes, ressalta que na oficina foi feita a criação da Câmara Técnica das Trilhas de Longo Curso. “Formada por representantes dos municípios, secretaria e coordenação, a Câmara Técnica tem a função de decidir em conjunto as ações, estratégias para o desenvolvimento e manutenção do projeto. Com o avanço dos trabalhos, em breve teremos um grande produto turístico regional, para alavancar a economia através da atividade, promovendo nossos atrativos turísticos, nossos empreendedores. Contamos com o trabalho dos nossos voluntários e dos municípios que não têm medido esforços para que esse projeto seja realizado. Continuamos com o apoio técnico do Erick que tem total conhecimento e expertise, estamos muito bem amparados com informações técnicas, para que possamos seguir essa metodologia das Trilhas de Longo Curso que já é uma realidade em vários lugares do país”, destaca.

O Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Terra Roxa, Joandre Cesar dos Santos, apresentou na oficina o trajeto do município já mapeado, com os atrativos turísticos identificados e pontos de apoio. “Tivemos um grande proveito de informações. A oficina foi uma oportunidade para interação com os demais representantes dos municípios no objetivo comum do desenvolvimento das Trilhas de Longo Curso na região e com relação aquilo que pretendemos alcançar no que tange ao turismo”, finaliza.

FOZ DO IGUAÇU

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.