Agente da Unioeste é destaque em premiação da Controladoria-Geral do Estado do Paraná

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu um prêmio importante na última semana, que evidencia a estrutura administrativa da instituição. O reconhecimento aconteceu durante o 3º Seminário Paranaense contra a Corrupção em Curitiba, quando a Controladoria-Geral do Estado do Paraná premiou servidores e agentes destaques no ano de 2022. 

Ao todo foram 15 pessoas laureadas, consideradas essenciais dentro dos órgãos que fazem parte, nas áreas de Ouvidoria, Transparência, Controle Interno e Compliance. E a representante homenageada da Unioeste foi Manoela Silveira dos Santos, Agente de Compliance da universidade. 

Em entrevista à agência de notícias do estado do Paraná o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, comparou servidores a guardiões da integridade no serviço público. A notícia chegou para a agente Manoela com muita surpresa, porque a área foi instituída recentemente na Unioeste e esse destaque mostra como a universidade também consegue ser referência em diferentes ações, como nas atividades administrativas. 

Confira a entrevista com Manoela Silveira dos Santos: 

Como foi para você ser considerada destaque na área que desempenha dentro da Unioeste? 

Foi uma surpresa! Sempre é um desafio trabalhar em uma área nova, a Integridade e Compliance dentro da Unioeste é recente, iniciou este ano, por isso recebi com muita felicidade o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido como Agente de Compliance da universidade, resultado das ações desenvolvidas na implementação desse programa. Esse prêmio foi dado pela CGE – Controladoria Geral do Estado aos Agentes das áreas de Compliance, Controle Interno, Ouvidoria e Transparência que tiveram um desempenho de destaque neste ano, e o trabalho como Agente de Compliance foi destaque dentre os órgãos da administração pública direta e indireta, 56 órgãos ao todo, então a minha alegria não é apenas em receber a premiação, mas poder exaltar o trabalho que tem sido feito nessa área na Unioeste.  

Quero dizer que esse prêmio não é só meu, é resultado do trabalho coletivo do NIC – Núcleo de Integridade e Compliance e pelo amparo dada pela gestão para o desenvolvimento do trabalho. 

Foto: arquivo pessoal

Levar o nome da Unioeste é também motivo de orgulho, por ser uma instituição referência para o Oeste do estado? 

Com certeza, em especial quando vem por meio de um trabalho que tem muito a contribuir com a Unioeste.  Esse prêmio é importante para mostrar para a comunidade que além de excelência em várias áreas do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, a universidade também é reconhecida por suas ações e atividades administrativas.  

São setores destacados, normalmente muito burocráticos, o que evidencia ainda mais a importância desse reconhecimento, não é? 

A burocracia é inerente à administração pública, nesse sentido a Integridade e Compliance pode ser um instrumento interessante na busca do aumento de confiança, da credibilidade e da legitimidade da Universidade. Ser destaque nessa área é importante sim, mostrando que estamos evoluindo nessa temática, e o primeiro resultado positivo foi esse prêmio. Tenho certeza que a Universidade só tem a ganhar com a consolidação desta área e do Programa que está sendo implementado, e que irá colher bons frutos no futuro. 

Thiago Leandro/CENTRAL DE NOTÍCIAS UNIOEST

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.