Altas temperaturas aumentam a incidência de virose intestinal

O clima seco e quente pode ocasionar diversos desconfortos como dificuldade de respirar, irritação na pele, alergias respiratórias, entre outros. No entanto, há outros desconfortos que também necessitam de atenção e cuidados médicos. Dor abdominal, diarreia, náuseas e aquele mal-estar que não passa por nada também são sintomas clássicos das viroses intestinais. E esses problemas têm levado diversas pessoas aos serviços de pronto-socorro.

O médico e diretor da Secretaria da Saúde, Fernando Pedrotti, comenta que essas viroses são mais comuns nessa época do ano. “Pelas altas temperaturas e pela baixa unidade relativa do ar a circulação viral tende a aumentar e, com isso, pode haver aumento desse tipo de situação”, cita ao complementar que a Secretaria tem registrado um aumento de queixas, mas sem concentração em local específico.

Tanto as crianças quanto os adultos podem ser acometidos das viroses intestinais e o médico explica que os sintomas não se confundem com os da Covid-19 ou da dengue. “São circunscritos ao sistema digestivo e sem qualquer sintoma respiratório”, esclarece.

CUIDADOS – Aos primeiros sintomas é preciso buscar atendimento médico. Os sinais da virose intestinal são parecidos aos de uma intoxicação alimentar. Porém, eles têm causa distinta. Enquanto a virose, como o próprio nome diz, é provocado por um vírus, a intoxicação alimentar geralmente é provocada por bactérias ou fungos que se multiplicaram em alimentos mal conservados.

Pedrotti orienta reforçar os cuidados de higiene como lavar sempre as mãos com sabão e água limpa, principalmente antes de preparar ou ingerir alimentos, após ir ao banheiro, após utilizar transporte público ou tocar superfícies que possam estar sujas, após tocar em animais, sempre que voltar da rua, antes e depois de amamentar e trocar fraldas.

É o profissional de saúde que também irá avaliar a necessidade de analgésicos para diminuir a febre (se houver) e a dor abdominal, bem como remédios para enjoo. “É importante consumir grande quantidade de líquidos, especialmente água ou mesmo de Sal de Reidratação Oral (SRO)”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.