Aos 85 anos, Sumiko Imoto é atração na Taça Brasil Máster
A paulista Sumiko Yamakawa Imoto (ANASP-SP) é um dos destaques da Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo, que será disputada sábado e domingo (11 e 12) no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP).
A paulista Sumiko Yamakawa Imoto (ANASP-SP) é um dos destaques da Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo, que será disputada sábado e domingo (11 e 12) no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP). Aos 85 anos, ela está inscrita no arremesso do peso, lançamento do disco e lançamento do martelo, provas em que foi campeã da edição passada na categoria 80+.
Animada, ela esbanja alegria. É uma verdadeira lição de vida para todos os mais jovens.
Campeã mundial máster do lançamento do disco em 2018, em Málaga, Espanha, ela continua ativa. De 26 de março a 1 de abril deste ano, na estreia na categoria 85+, por exemplo, ela bateu o recorde mundial do peso no Campeonato Mundial Indoor em Torún, na Polônia, com 8,25 m. Em um espaço aberto ao lado do estádio, bateu o recorde mundial ao ar livre do lançamento do disco, com 21,22 m.
“Ela está planejando competir no próximo Mundial Outdoor em agosto de 2024 em Gotemburgo na Suécia. E este mês viaja para Lima no Peru para disputar o Campeonato Sul-Americano”, disse a filha Miyuki Imoto, que assim como o pai Massao e os irmãos Cláudio, Yukari e Emílio praticaram atletismo. “O Cláudio é o único ainda em atividade fazendo corridas de rua”, explica.
Nascida em Marília (SP), no dia 1 de março de 1938, Sumiko disse que sempre fez atletismo. “Já fui campeã brasileira adulta do disco, em 1961, quando era ainda bem jovenzinha”, lembrou a atleta que nas competições é orientada por Neilton Moura, treinador da seleção brasileira. “Agora, desde o fechamento do Estádio Ícaro de Castro Mello, não consigo mais treinar arremesso e lançamentos”, comentou a competidora da Agremiação dos Nikkeis de Atletismo São Paulo. “Então faço trotes no Parque do Ibirapuera”, completou.
BRAGANÇA PAULISTA (SP)