Apada promove jantar de confraternização

No próximo dia 11 de outubro a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada) de Toledo irá promover um jantar para os integrantes da entidade. O encontro visa celebrar o Dia das Crianças (12 de outubro) e o Dia Nacional dos Surdos/Dia Internacional da Linguagem de Sinais (26 de setembro).

“O evento será apenas para o pessoal da Associação. O jantar será gratuito e o objetivo é confraternizar, unir as famílias e celebrar as datas”, declara a presidente do Conselho Deliberativo da Apada, Marli Wagner, ao acrescentar que no momento, aproximadamente, 50 pessoas participam da Apada.

A entidade tem ofertado alguns serviços para a comunidade como o encaminhamento ao mercado de trabalho, com atendimento de um profissional na área de fonoaudiologia, encaminhamentos para documentos, passe livre, aposentadoria, acompanhamento médicos, audiências, ou seja, o trabalho de atendimento básico, além dos encontros mensais.

AJUDA DA COMUNIDADE – Para manter os atendimentos a Apada conta com a ajuda da comunidade. A entidade funciona através dos trabalhos de produção de bolachas caseiras para comercialização, além das vendas do bazar permanente e do apoio. A Apada enfrenta o desafio de manter a estrutura em funcionamento apenas com a realização de promoções e doações, pois não conta com o aporte financeiro viabilizado por convênios. Possíveis equívocos na gestão econômica anterior impedem que os governos Municipal e Estadual possam repassar recursos a Apada.

Entre os trabalhos contínuos desenvolvidos pela Apada que visam angariar recursos para a manutenção da entidade está a produção de bolachas caseiras de manteiga e recheada. A entidade também precisa de doação de produtos para a confecção dessas bolachas como farinha, açúcar, nata e manteiga.

Outra forma de angariar recursos é o trabalho contínuo do bazar permanente, além das promoções.

ATEDIMENTO AO PÚBLICO – Após um período sem atividades, na data de 14 de fevereiro de 2019, a entidade retomou parte dos atendimentos ao público. Diante dos impasses que impedem o repasse de convênios, o atendimento em educação foi encerrado ainda em 2018. Com essa situação, as crianças que antes eram atendidas na Apada – na ocasião – precisaram ser matriculadas em outra instituição.

O Ensino Fundamental não pode ser ofertado, porém, a comunidade adulta continua sendo assistida. Os atendimentos com os adultos continuam, no período da tarde. A entidade atende de segunda a sexta na parte da tarde.

36 ANOS DE ATUAÇÃO

A Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada) de Toledo foi fundada em junho de 1987. Neste ano, a entidade completou 36 anos de trabalhos, de inserção pela comunicação facilitada das pessoas com problemas auditivos, de encaminhamentos ao mercado de trabalho, de mais qualidade de vida.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.