Aprovado o PL da destinação de vagas de estacionamento para portadores de síndromes

A Câmara de Vereadores de Toledo aprovou, por unanimidade e em primeiro turno, o Projeto de Lei nº 96 que dispõe sobre a utilização de vagas de estacionamento destinadas a veículos que transportem pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA). A votação aconteceu durante a sessão ordinária, na tarde de ontem (25). O projeto segue para aprovação em segundo turno.

O autor da matéria, vereador e primeiro secretário Marcelo Marques conta que o PL nasceu através do contato que ele teve com a Associação de Familiares e Amigos dos Autistas – VIDA de Toledo. Em contato com algumas famílias, o parlamentar ouviu os relatos sobre as dificuldades que as famílias têm no deslocamento em regiões centrais da cidade e nas proximidades de escolas.

Na plenária, Marques ainda enalteceu os trabalhos do vereador Valdomiro Bozó que não mediu esforços para dar viabilidade ao Projeto de Lei com a elaboração do substitutivo.

“Algo valoroso e importante, porque existe uma carência na sociedade. Tivemos várias reuniões com a Guarda Municipal e com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e encontramos através de uma emenda substitutiva dar viabilidade e possibilidade de avançar com essa matéria que é tão importante. Agradecemos ao vereador Bozó e ao assessor Jurídico Fabiano Scuzziato que fez parte de todas as discussões buscando esse mecanismo e tenho certeza que vai auxiliar essas famílias”.

O parlamentar Marcelo Marques ainda explica que a matéria com o substitutivo inclui todas as pessoas que possuem síndrome ou tenham dificuldades de deslocamento comprovada através de laudo médico.

LUTA – Durante os encaminhamentos de voto, o vereador Professor Oseias Soares parabenizou o autor da matéria vereador Marcelo Marques e o vereador Valdomiro Bozó pelo substitutivo. “Acompanhamos na Comissão sua luta para superar os trâmites apontados pelo departamento jurídico da Casa e no decorrer do tempo também acompanhamos algumas famílias que têm dificuldades para estacionar próximo as escolas”.

O parlamentar complementa que abordar o autismo não é fácil. “Na minha época de escola não lembro de nenhuma criança com autismo. Parece que é algo novo, mas não é. A cor azul veio recém e toda política pública que vem a ser criada, incentivada e renovada para dar apoio também terá o nosso apoio. Que possamos dar visibilidade e a devida importância”, enfatiza.

A vereadora Olinda Fiorentin parabenizou o autor do projeto. “No mandato anterior eu havia feito indicação para que fosse incluso nas placas a indicação, porque naquele momento uma mãe me procurou relatando que foi multada por levar o filho dela autista até o Colégio Dario Vellozo. Tenho feito esse pedido esse ano também para a inclusão nas placas do símbolo autista e outras síndromes. Parabéns ao vereador Bozó que foi grandioso na sua emenda que inclui todas as pessoas com dificuldades no embarque e desembarque, principalmente nas proximidades de escolas”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.