Assembleia aprova projeto que trata da saúde mental na maternidade

Promover ações de conscientização e incentivo ao cuidado com o equilíbrio emocional das mães paranaenses. É o que propõe o projeto de lei 194/2021, que institui em todo o estado o Mês Maio Furta-Cor com o objetivo de sensibilizar toda a população sobre a saúde mental materna. Assinado pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), a matéria foi aprovada em primeiro turno de votação na sessão plenária desta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa do Paraná.

O texto prevê a realização de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários e distribuição de informativos tratando do tema. Essas ações, diz a proposição, devem incentivar órgãos da Administração Pública estadual, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada a se engajar nas campanhas sobre a saúde mental materna.

O autor destaca na justificativa da matéria que há um alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade e suicídio entre as mães. “Estima-se que uma em cada quatro mulheres sofram de depressão pós-parto, sendo que mais da metade dessas depressões já estão presentes na gestação, porém, não são diagnosticadas, muito menos tratadas adequadamente e em tempo”, alerta Amaro.

Segundo a proposição, o mês escolhido para a campanha é devido a celebração nacional do Dia das Mães. Já a cor foi selecionada “em virtude da sua tonalidade que altera de acordo com a luz que recebe, não havendo uma cor absoluta para aquele que lança o olhar”.

O projeto também autoriza o Poder Executivo a buscar parcerias e firmar convênios juntos a entidades, empresas e demais membros da iniciativa privada para a realização de ações de conscientização sobre a saúde mental materna.

Da ALEP

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.