Assis Chateaubriand realiza reunião sobre o programa Cidades Sustentáveis

Na última quinta-feira (1º), aconteceu uma reunião para tratar de assuntos relacionados ao Programa Cidades Sustentáveis. O Projeto visa o cumprimento da Agenda 2030, criada em setembro de 2015, onde representantes dos 193 Estados-membros da ONU, inclusive o Brasil, se reuniram em Nova York e reconheceram que a erradicação da pobreza e da fome em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global é requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Ao adotarem o documento “Transformando o nosso mundo: A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”, os países comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos, sem deixar ninguém para trás. É um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz Universal.

A Organização das Nações Unidas apresentou aos países-membros uma agenda para o desenvolvimento sustentável, com o propósito de estabelecer metas, prazos e compromissos para o enfrentamento dos principais problemas globais. A intenção era envolver governos, sociedade civil e o setor privado em um conjunto de ações que reduzam a fome e a pobreza nos países, minimizem os efeitos das mudanças climáticas e garantam mais igualdade e qualidade de vida às pessoas.

O plano/pacto indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, que são chamados de os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. O prazo estipulado foi até o ano de 2030, como prazo para que a humanidade alcance os compromissos assumidos.

Presentes na reunião Rosimar Jorge, responsável pela coleta de dados e alimentação da plataforma e Cássia Tamparowsky, responsável pelas ações dentro do projeto, Érico Aparecido Malvezi, Diretor do Departamento de Comunicação Social, Solange Aparecida Malagute Tavares, Gerente de Compras e Licitações, Esmair Raphael Ferraz Martins, Procurador-Geral do Município, representante da Câmara Municipal, Vereador José Carlos Alves da Rocha (Caxi) e representantes da Itaipu Binacional, PTI e Cepagro.

“A adesão do Município de Assis Chateaubriand ao Programa Cidades Sustentáveis, é uma oportunidade de integrar a gestão local a uma agenda global, uma vez que os gestores públicos e os técnicos das prefeituras podem alinhar o planejamento do município a uma avançada plataforma de desenvolvimento sustentável e à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas”, salientou a coordenadora do Projeto – Milene Cristina Aleixo Ferreira Angeleli – Secretária do Trabalho, Empregos e Turismo.

Por estarem mais próximos das populações, os governos locais são atores-chave para o alcance das metas e dos objetivos, e consequentemente dessa agenda.

“Os objetivos principais do programa são em desenvolver soluções tecnológicas inovadoras e oferecer metodologias e ferramentas de planejamento urbano integrado para apoiar a gestão pública, incentivar a participação cidadã e promover Assis Chateaubriand mais sustentável”, destacou o prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho.

ASSIS CHATEAUBRIAND

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.