Assis Chateaubriand realizou o Seminário Municipal de Saúde Mental

O 3º Seminário Municipal de Saúde Mental, com o tema “Saúde Mental: cuidar, acolher e florescer”, aconteceu na última terça-feira (3) no Centro de Convenções (Auditório Municipal). O evento teve a presença do palestrante doutor Eduardo Giacomini, graduado em medicina pela Universidade Federal do Paraná, especialista em psiquiatria pela mesma Universidade, mestre em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e, atualmente, doutorando pelo mesmo programa e professor da UFPR.

O objetivo do Seminário foi trazer a importância de cuidar da Saúde Mental e conscientizar a população sobre a necessidade de olhar para a condição da saúde da nossa mente. O Dia Mundial de Saúde Mental, que é comemorado no dia 10 de outubro, foi instituído em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental e serve como um alerta para a sociedade sobre a importância de cuidar da parte psicológica.

Durante o evento, o vice-prefeito licenciado e Superintendente de Administração e Finanças, Cloves Luiz Angeleli, destacou a importância do assunto e ressaltou que a Saúde Mental é uma prioridade para a gestão do município. O Secretário de Saúde do município, Fabio Fantin Camilo, também salientou o aumento de casos de saúde mental e da preocupação com a situação e lembrou que além do CAPs, o município implantou também a Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (EMAESM).

A presidente da Câmara Municipal, Franciane Sonni Martins Micheletto, também esteve presente no evento e falou sobre a importância de eventos como esse para conscientizar a população sobre a necessidade de cuidar da saúde mental.

O Seminário teve a presença de profissionais da área da Saúde Mental, da Educação e Assistência Social, gestores públicos e representantes da sociedade civil. Durante a palestra, foram abordados temas como prevenção ao suicídio, tratamento de transtornos mentais e a importância da promoção da saúde mental.

Estiveram presentes a secretária de Educação e Cultura, Fátima Sobral, Secretária do Trabalho, Emprego e Turismo, Milene Angeleli, da Assistência Social e da Mulher, vereadora licenciada Elizandréia Pardinho, vereadora Velândia Belino e Lirian Aparecida Ferreira Feliciano, pedagoga e coordenadora do Caps – Centro de Atenção Psicossocial.

Durante o evento aconteceu uma apresentação Cultural com pacientes que participam das oficinas terapêuticas e uma delas é a oficina de música, ministrada pela professora Solange Spoti, que possibilita aos pacientes terem melhora do seu quadro emocional, promovendo a inserção social, redução da ansiedade, melhora da autoestima, além de funcionar como importante meio de comunicação.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.