Assis recupera nascentes e intensificando as ações na área urbana e rural

No “Dia Mundial da Água”, o município de Assis Chateaubriand celebrou a data recuperando seis nascentes em uma propriedade rural, através de Convênio com Itaipu Binacional.

O processo de recuperação e proteção de nascente consiste na limpeza e proteção do olho da mina para evitar contaminação, bem como, evitar a perda do fluxo de água, consequentemente, favorecendo a proteção do solo do entorno, aumento da infiltração das águas das chuvas e evitar o assoreamento, além de diminuir a incidência de outros resíduos escoar para dentro da recuperada.

A nascente é onde o rio nasce, sendo o ciclo mais importante do recurso hídrico, ligando o subterrâneo com a superfície, dessa forma, é de extrema importância sua proteção e sustentabilidade. O atual convênio de Gestão de Bacia entre Município e Itaipu Binacional, prevê a realização de 100 recuperação e proteção de nascentes, onde até o momento foram realizadas 60 delas.

RECUPERAÇÃO – As ações de recuperação de nascentes ocorrem no Município em sua área urbana e rural, sem nenhum custo ao proprietário (desde que não necessite de placas e maquinário), mas para isso, é essencial que realize a solicitação através de protocolo no Paço Municipal, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo seguinte contato 44 98437 1130 (Departamento de Meio Ambiente).

“Água, nosso bem mais precioso e, por isso, é extremamente importante continuarmos desenvolvendo ações para a proteção do meio ambiente, e em especial a recuperação das nascentes e é um pedido do prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, que possamos dar continuidade nos projetos e aproveito para agradecer a Itaipu Binacional pela parceria”, salienta o secretário da Agricultura e Transportes, vereador licenciado Alessandro Bahia Nunes.

Oitenta nascentes foram recuperadas de janeiro de 2021 à 22 de março de 2023, sendo três recuperações através de oficinas através do convênio Linha Ecológica, 17 nascentes através do 2° convênio com a Itaipu Binacional de Gestão de Bacia e 60 nascentes através do 3° convênio (atual) Binacional de Gestão de Bacia.

Acompanharam o trabalho de recuperação das nascentes, o secretário de governo Ademir Adilson Dioto, secretário de Obras, Serviços Urbanos, Infraestrutura e Meio Ambiente, Leandro Silva Carlos, secretária da Assistência Social da Mulher, vereadora licenciada Elizandreia Pardinho, o vice-presidente do legislativo Francisco do Nascimento, diretores e servidores municipais.

ASSIS CHATEAUBRIAND

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.