Associação Correr Toledo lança a 9ª edição da Corrida 24 Horas Torao Takada
A cerimônia de lançamento da 9ª edição da Corrida 24 Horas Torao Takada aconteceu na noite da última sexta-feira (18). A prova é realizada nos dias 23 e 24 de abril, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. São 24 horas em provas de revezamento ou solo, 100 quilômetros e kids. A Corrida 24 Horas é homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) para a realização de ultramaratonas e integra o calendário oficial da Associação Internacional de Ultramaratona (IAU).
Segundo a presidente da Associação Correr Toledo, Rejane Michels, a Corrida 24 Horas é um dos frutos da prática da corrida de rua, em Toledo, sendo ela uma homenagem ao maior praticante e inspirador da modalidade, o Dr. Torao Takada. “Um médico e um atleta que inspira futuras gerações”.
Dr. Torao Takada já participou de 70 corridas e ele salientou que é um prazer fazer parte de uma Associação que promove um trabalho com excelência. “Posso dizer que a Correr Toledo está em sua segunda geração e a atual diretoria tem dado um grande salto no atletismo”. Na ocasião, ele agradeceu ao prefeito Beto Lunitti e a secretária do Esporte e Lazer de Toledo (Smel) Marli Gonçalves Costa, pois eles colaboraram na organização de cada competição. “Também agradeço a imprensa e aos patrocinadores que estão conosco nas provas”.
A secretária Marli destacou o grande homem que é o médico e corredor Dr. Torao. “Ele é um exemplo por tudo o que faz por Toledo. Nós sempre tivemos boas experiências com a Associação, pois as provas da Correr Toledo são diferenciadas”, afirmou a secretária ao complementar que as provas Corrida da Mulher e 24 Horas são consideradas as maiores em organização.
O prefeito, Beto Lunitti, ainda enfatizou o trabalho promovido por todos os integrantes da Associação Correr Toledo. “São pessoas que espalham energia e saúde por todos os lugares. As ações da Associação nos encantam. Um grupo considerado referência e que se dedica a causa do esporte. É o sentimento de empatia que valoriza o ser humano e trata o esporte com seriedade”.
Na oportunidade, o gestor anunciou que a pista – em que acontece a prova 24 Horas – será emborrachada. A expectativa é ter esse serviço finalizado para a edição no próximo ano. “A Correr Toledo tem um significado grande na decisão do Poder Público. Desejamos que cada recurso financeiro esteja a serviço da vida. Viva Toledo! Viva a Associação! Satisfação e felicidade para todos”.
A PROVA – Segundo a integrante da Associação, Sandra Schossler, a edição de 2022 é semelhante a anterior. Neste ano, são esperadas 80 equipes. A ultramaratonista Vanuza Ramos Velho participará das 24 Horas e afirma que o seu trabalho é levar ao conhecimento dos atletas o maior alcance de parciais de provas. “Tenho muito orgulho de Toledo estar no circuito de Ultramaratonas. Muitos atletas de diversos estados estarão no Município para participar desta prova. Atletas fazendo marcas e será algo bonito para ser presenciado”.
Quem também participou do lançamento das 24 Horas é o aferidor de provas Neimar Oliveira da Silva. Ele faz parte do Painel de Medidores da IAAF e da CBAT. Neimar já participou de diversas corridas de rua, das mais variadas distâncias e em muitos lugares no Brasil e no exterior. No currículo são 65 Maratonas completadas. Para ele, “é sempre um prazer vir para Toledo devido a importância da prova e por ser muito bom estar aqui. Toledo está de parabéns por promover esta prova. É muito bom as 24 Horas e os 100 km”.
Retrospectiva
2013 – 80 atletas
2014 – 350
2015 – 480
2016 – 610
2017 – 850
2018 – 1000
2019 – 1600
2021 – 1700
Da Redação
TOLEDO