Associação dos Autistas de Toledo tem nova diretoria
A Associação de Familiares e Amigos dos Autistas – VIDA de Toledo – realizou no último sábado (19) a Assembleia Geral Extraordinária. A Assembleia ocorreu de forma presencial nas instalações da Associação dos Amigos de Basquetebol de Toledo (Abatol) e simultaneamente de maneira online pelo Facebook e link no grupo do aplicativo da entidade. Em pauta esteve a destituição da presidente da gestão vigente e votação que determinou os membros da nova diretoria.
A ordem do dia previa esclarecimentos e deliberações sobre a destituição da presidente; destituição da presidente e eleição da nova diretoria e dos membros do Conselho Fiscal. A nova diretoria ficou composta pela presidente, Tânia Salete Bilato, vice-presidente, Roseli de Lima Oliveira; primeira secretaria, Veridiana Aline de Araújo do Nascimento; segunda secretaria, Maria Eudinaide de Sá Dindo; primeira tesoureira, Maria Aparecida Denardi; segunda tesoureira, Clair Paula Schmidt e Conselho Fiscal, Cris Louise Santos von Muhlen, Leydimara Priscila Batista de Souza, Irineu Bohrer e Bruno Aparecido Pedro.
“Temos muito trabalho pela frente”, destaca a nova presidente, Tânia Salete Bilato. “Entre as primeiras ações estão as tramitações burocráticas que envolvem a documentação, conversa com o prefeito para ajustarmos e legalizarmos a estrutura física que irá contemplar as ações da entidade, lutar pelo Centro de Equoterapia, Casa Abrigo do Autista e Clínica Escola”.
Tânia comenta que, no momento, a entidade não teria um espaço para o funcionamento legalmente cedido pelo poder público. Em setembro de 2019, o município fez a doação da antiga Casa do Brinquedo para a entidade. Desde então, a Associação iniciou os trabalhos de adequação e reforma da estrutura. “A diretoria atual não queria esse espaço, mas sim, continuar na sede antiga. Mas a diretora queria. Infelizmente, os recursos investidos na reforma do espaço foram perdidos, pois não é o local adequado para a Associação visto que temos projetos que contemplam outras atividades”, lamenta a nova presidente.
TRABALHO COM AMOR – Tânia declara que a entidade tem o foco de atuar com as famílias. Ou seja, tem o intuito de promover os atendimentos que promovam o convício familiar. Ela pontua que quando os trabalhos envolvem a família é possível ter ainda mais resultados e potencializar os atendimentos.
“A Associação é como se fosse meu quarto filho. Que mãe que não atende ao pedido do filho? A entidade vai completar 11 anos de caminhada. Vamos novamente trabalhar com determinação e comprometimento para que o autista e seus familiares estejam amparados”, conclui.
DIAGNÓSTICO PRECOCE
O autismo aparece nos primeiros anos de vida. Após o diagnóstico, a orientação é que os pacientes devem fazer tratamentos para amenizar uma série de consequências que o autismo implica, como dificuldade no desenvolvimento da linguagem, interações sociais e capacidades funcionais. O grau da síndrome varia desde um quadro leve e com total independência e discretas dificuldades de adaptação – autistas de alto funcionamento, Síndrome de Asperger – até aqueles que serão dependentes para as atividades de vida diárias. Apesar de não ter cura, terapias, medicamentos e muito amor podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias.
11 ANOS
Em setembro deste ano, a Associação de Familiares e Amigos dos Autistas – VIDA de Toledo – completa 11 anos de fundação. A Associação foi pioneira na região e serviu como base para que outros municípios iniciam seus projetos. Inicialmente, os atendimentos eram realizados no Parque Frei Alceu, em espaço inadequado. Em fevereiro de 2014, a entidade passou a atender em uma estrutura cedida pela prefeitura localizada na Rua Marumbi, 472, no Jardim Gisella. Em setembro de 2019, o município fez a doação da antiga Casa do Brinquedo para a entidade
Da Redação
TOLEDO
Comentários estão fechados.