Atividade sobre noções de defesa pessoal dá início à Semana da Mulher
A Semana da Mulher foi iniciada em Toledo com uma atividade, realizada na manhã desta segunda-feira (4) no Auditório Acary Oliveira, sobre noções de defesa pessoal oferecido a servidoras públicas que atuam no Paço Alcides Donin. Divididas em pequenos grupos, elas aprenderam técnicas de krav maga com a professora Janete Koerich (South America Krav Maga/Urban Tactic Combat).
Em alguns minutos, a ministrante explicou como as mulheres podem escapar de situações de importunação e violência. “A intenção é ensinar os pontos de dor para anular qualquer ação do agressor, independentemente do tamanho ou da força que ele tenha. Espero que as alunas nunca precisem utilizar estas técnicas, mas, em caso de necessidade, é preciso respirar fundo e tomar uma atitude assertiva”, comenta Janete.
Após a atividade, denominada “Momentos Delas com Elas”, as participantes ganharam um mimo e puderam apreciar um delicioso café da manhã preparado pela Unidade Central de Produção de Alimentos (Cozinha Social). “Esta ação visa dar maior segurança às mulheres em um cenário em que os incidentes de importunação e agressão estão bem altos. Nos dias 13 e 20 (quarta-feira) vamos oferecê-la ao público em geral na Estação Cidadania, no Jardim São Francisco”, anuncia a diretora de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), Daliana Uemura.
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e a Patrulha Maria da Penha (Guarda Municipal de Toledo) apoiam esta ação, que integra a programação do Mês de Valorização da Mulher, que segue até 25 de março com o apoio de vários órgãos públicos, empresas e entidades. “Não queremos ser mais que os homens, tampouco medir forças, pois sabemos que, biologicamente, eles são mais fortes que nós. Este trabalho tem, entre outros objetivos, fazê-los entender que uma sociedade com igualdade de direitos entre os sexos é muito melhor para todos”, observa a coordenadora de Políticas para Mulheres da SMDH, Adriane Lenice Genari Dias.
De acordo com a titular da pasta, Rosiany Favareto, o Mês de Valorização da Mulher tem o objetivo de mostrar qual o seu espaço na sociedade. “Seu lugar, de fato, é onde achar melhor, onde se sentir mais confortável, seja na política, na tecnologia, no lar, onde ela quiser”, salienta.