Atletas de Jiu-Jitsu de Toledo realizam boa campanha nesta temporada
Lutadores de Toledo conquistam resultados satisfatórios em competições de Jiu-Jitsu nos primeiros meses deste ano. Exemplo aconteceu na Copa da Amizade. Em sua décima edição, o evento aconteceu em Umuarama neste mês. A competição reuniu os principais atletas do Paraná na modalidade e em diversas categorias.
O primeiro Campeonato Regional foi considerado um sucesso por técnicos e competidores. O evento reuniu 800 atletas inscritos nas categorias de quatro e cinco anos até a categoria de 55 a 60 anos. Ao todo 18 municípios do estado foram representados na competição.
E, mais uma vez, os atletas da Red Lions International/Yara Country Clube conquistaram excelentes resultados para Toledo. Destaque para o atleta Lucas Damin do Amaral que conquistou a medalha de ouro. Com esse resultado, ele soma três ouros e uma prata na temporada de 2023.
Lucas, que tem como apoiador a Eletro Mindy e o Ateliê Mari Damin, considerou a luta difícil. “Antes de subir no tatame, eu tive uma indisposição e até febre. Mas, decidi competir”.
O atleta teve somente uma luta na Copa da Amizade. “Eu venci pela pontuação de nove a zero. Porém, acredito que poderia ter rendido mais. Devido a minha condição física, eu decidi aplicar somente a técnica. Usei a pegada e sem colocar a força, então consegui pontuar”.
RESULTADOS – Quem também se destacou na competição foi Erick Vaceli. O atleta já soma quatro medalhas na temporada de 2023, sendo três ouros e uma prata.
O lutador Juan César de Oliveira Aracati, faixa azul, voltou a brilhar nos campeonatos de Jiu- Jitsu e conquistou ouro, na categoria faixa azul, pluma. “Fiquei afastado por algum tempo das competições, mas agora pretendo voltar para o tatame e conquistar bons resultados. Quero me encontrar no jogo. Em Umuarama, venci o meu oponente com a pontuação de 13 a zero, porém poderia ter sido melhor”. Juan César é campeão estadual em sua categoria.
Já Delrikson Ryan, de 12 anos, chegou de Manaus para compor a equipe de Toledo. Ele mostrou um jiu-jitsu de altíssimo nível, ganhando três duras lutas. “É a primeira vez que luto por Toledo, mas pratico essa modalidade há cinco anos. No município, tudo está sendo novo para mim”. O próximo compromisso do lutador é o Campeonato Brasileiro. A luta acontece no dia 30 de abril, em São Paulo. Delrikson é campeão mundial, pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE).
O técnico, professor Airton Santos, também de Manaus, comenta que é a vinda para Toledo tem como objetivo a troca de experiência e conhecimento. “Uma maneira dele se adaptar com o clima antes do Brasileiro. Assim, ele chega no Campeonato com alta performance”.
DOBRADINHA – Mãe e filha conquistaram os lugares mais altos no pódio. A pequena Laura dos Santos finalizou suas lutas e trouxe para o Yara Country Clube a medalha de ouro, na categoria pena, faixa cinza, dez anos. Priscylla Thaís dos Santos, mãe de Laurinha, fez sua estreia nos Campeonatos de Jiu-Jitsu se sagrando campeã, na categoria faixa branca pesado adulto. Ela terminou a luta finalizando a oponente com uma chave de braço.
Os demais resultados vieram com os atletas:
Wagner Zimmermann – medalha de prata
Alice Pozzebon Schumacher – medalha de prata
Luiz Fellype dos Santos – medalha de bronze
Victor Renan Dos Santos Steche – medalha de prata
Guilherme Eugênio Carli Silva – medalha de prata
Marcelo Irovan Schumacher Luzzani – medalha de prata
Jublair Santos – medalha de prata
A equipe foi comandada pelo técnico, professor Angelo André e teve o apoio da Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). O próximo compromisso da equipe é a Copa Mestre do Açaí. A competição acontece em maio, no município de Francisco Beltrão.
Da Redação
TOLEDO