Atlético-MG abafa ímpeto do São Paulo e avança para as semifinais da Copa do Brasil
Estrategicamente, o Atlético Mineiro conteve qualquer ímpeto são-paulino e avança para às semifinais da Copa do Brasil
Na decisão por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil, o Atlético-MG recebeu o São Paulo nesta quinta-feira (12), na Arena MRV. Em um jogo de estratégia e muita maturidade tática, os comandados de Gabriel Milito sufocaram o tricolor paulista e garantiram a vaga para a próxima fase da competição com o empate em 0 a 0. Agora, o time mineiro decide uma vaga na final com o Vasco da Gama.
O time de Gabriel Milito foi para o confronto com uma baixa importante. Eduardo Vargas sentiu dores na panturrilha esquerda na volta da convocação para a seleção chilena. O atacante jogou na derrota do Chile para a Bolívia, por 2 a 1, pelas eliminatórias da Copa do Mundo na última terça-feira (10) e anotou o único gol chileno da partida. Após exames de imagens feitos pelo Atlético, foi constatada uma pequena lesão no local.
PRIMEIRO TEMPO
Empurrado pela torcida e pelo bom resultado conquistado no jogo de ida, no MorumBis, o Atlético começou a partida dominando as ações de campo. Mas, aos cinco minutos, o alvinegro sofreu com mais um desfalque. O volante Otávio sentiu uma lesão e saiu para a entrada de Bruno Fuchs. Com isso, Milito mudou a configuração da equipe, colocando Fuchs na zaga e deslocando Battaglia para a cabeça de área.
O jogo continuou com controle do Atlético que fez algumas boas jogadas pelo lado direito do campo com participação dos quatro homens de ataque: Bernard, Scarpa, Paulinho e Hulk, mas sem criar grandes problemas para a meta adversária. A partir dos vinte minutos, o São Paulo passou a ter mais a posse da bola graças a uma sequência de erros de passe do Galo.
O São Paulo, então, passou a rondar a área mineira tentando oferecer algum perigo para o goleiro Everson. Mas, com exceção de uma cabeçada de Luciano, não criou grandes oportunidades. O jogo seguiu muito brigado no meio de campo, com os dois times se impondo fisicamente.
No fim da primeira etapa, o Atlético quase marcou em um belo contra-ataque armado em uma arrancada de Hulk. O atacante viu boa movimentação de Paulinho e acionou o jogador com um passe em profundidade, caindo pelo lado direito. Paulinho finalizou forte para boa defesa do arqueiro tricolor.
SEGUNDO TEMPO
Na volta para o segundo tempo, o São Paulo precisava se expor já que o empate não interessava. O time paulista tentava envolver o Atlético, mas não conseguia agredir, em uma noite ruim do trio ofensivo, Lucas, Luciano e Calleri. Estrategicamente, o Galo abaixou as linhas de marcação e esperava para especular com contra-ataques. Em um deles, o alvinegro conseguiu uma falta pelo lado direito de ataque e, na batida dela, Scarpa cruzou para a área e Hulk desviou para uma boa defesa do goleiro Rafael.
Com muita maturidade, o time de Milito continuava esperando o São Paulo, mas sem dar chances aos paulistas. O tricolor não conseguia nenhuma oportunidade ofensiva e era o Atlético quem era efetivamente agudo. Em uma jogada trabalhada pelo lado esquerdo, Hulk recebeu a bola dentro da área e bateu cruzado, com muito perigo contra a meta rival.
No entanto, apesar do Galo ter o controle do resultado, aos trinta e seis minutos, em uma rara desatenção do sistema defensivo, Lizieiro encontrou Luciano entre os zagueiros, que, livre de marcação, invadiu a área e na finalização foi abafado por Everson.
O São Paulo permaneceu os minutos finais com muita dificuldade para criar jogadas, enquanto o Atlético sabia exatamente o que fazer. O alvinegro mostrou muita maturidade para não deixar a classificação escapar e com o empate enfrenta o Vasco da Gama na disputa por uma vaga na final da competição.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
Agora, os adversários da noite de quinta-feira voltam às atenções para o Campeonato Brasileiro. O Atlético viaja para a Bahia para enfrentar o tricolor baiano, enquanto o São Paulo permanece em Belo Horizonte para enfrentar o arquirrival do Galo, o Cruzeiro. As partidas serão disputadas pela vigésima sexta rodada do Brasileirão, às 18h30, horário de Brasília.