Aumento de casos redobram os cuidados preventivos contra a Covid-19

No fim de ano, época em que tradicionalmente as pessoas acabam se aproximando mais por causa das festas e também das férias, os cuidados contra a Covid-19 devem ser redobrados. Os casos da doença voltaram a subir nos municípios que compõem a 20ª Regional de Saúde de Toledo, assim como na cidade sede. Por isso, as ações preventivas e o calendário vacinal devem estar em dia. A experiência vivida em anos anteriores comprova o receio das autoridades em Saúde.

No final de 2021, a variante Ômicron foi a responsável pelo aumento da curva de infecções e internações no Brasil. Desta vez, em 2022, as cepas BQ.1 e BE.9, sublinhagens da Ômicron devem ser as responsáveis por mais casos de Covid-19.

Alguns especialistas relatam que a população, com o passar dos tempos e a ‘trégua’ da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) acabou por naturalizar a Covid-19, relaxando assim, as medidas de proteção contra o coronavírus. Exemplos: uso da máscara, do álcool gel e o distanciamento físico entre as pessoas.

O diretor da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti explica que de forma geral, observa-se o aumento dos casos, sem que isso represente a ampliação dos casos graves ou óbitos. “Creio que seja muito provável que tenha ocorrido a entrada da nova variante BQ1 na região. Ao entrar, ela encontrou as pessoas já sem os cuidados preventivos contra a doença”.

Pedrotti relata que a variante ainda não tem uma característica em especial, salvo o fato de que parece ser aproximadamente 20% mais transmissível que cepas as anteriores. “Mas, esse vírus é de fato mais transmissível ou são os cuidados mantidos pela população que estão menores?”, questiona o diretor da 20ª Regional de Toledo.

RECOMENDAÇÕES – O médico pondera que a proteção vacinal e a importância da vacina reforça a necessidade de que o esquema esteja em dia. A segunda dose deve ser aplicada 21 dias após a primeira dose. A dose de reforço deve ser aplicada após quatro meses da aplicação da segunda dose nas pessoas de 12 anos de idade ou mais ou após quatro meses da aplicação da primeira dose de reforço, para as pessoas de 18 anos de idade ou mais.

O uso de máscaras, especialmente em ambientes fechados também é fundamental. Pedrotti orienta para a sociedade evite aglomerações; lave as mãos, várias vezes ao dia, com água e sabão; adote a ‘etiqueta da tosse’ (ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço, antebraço ou a própria roupa, lavando as mãos em seguida) e mantenha o esquema vacinal atualizado, tanto para Covid-19 quanto para Influenza.

De acordo com o diretor da 20ª Regional de Saúde de Toledo, caso o cidadão apresente sintomas gripais deve buscar por uma avaliação de saúde. “Também deve fazer o uso de máscaras, mesmo dentro de casa, para diminuir as chances de transmissão para as demais pessoas que convivem no mesmo ambiente – se possível, dormir em quarto separado”.

EM TOLEDO – No município, no período de 20 de novembro a 17 de dezembro deste ano (Semanas Epidemiológicas 47, 48, 49 e 50/2022), 1.704 novos casos da Covid-19 foram confirmados. A média móvel de novos é de 60,86 casos diários, nos últimos 28 dias, sendo (1.554,37% de aumento, em relação aos 28 dias anteriores). O grau de risco para a Covid-19 está baixo (Bandeira Amarela). O presente risco se refere a pessoas com esquema vacinal completo contra a Covid).

No Sistema Único de Saúde (SUS), 1.015 novos casos foram registrados. Deste total, 634 são femininos e 381 são masculinos. Os dados mostram que mil casos (625 femininos e 375 masculinos) foram confirmados por meio de testes rápidos de antígeno e 15 (nove femininos e seis masculinos) por meio de RT-PCR.

No Sistema de saúde privada e suplementar, Toledo registrou 689 novos casos no período citado. Deste número, 71 deles foram confirmados através de exames de RT-PCR (44 femininos e 27 masculinos) e outros 618 casos confirmados através de Testes Rápidos de Antígeno.

Nas Semanas Epidemiológicas, o Município notificou como suspeitos 5.406 casos, sendo 31,52% de positividade. Além disso, 11 casos estão em análise. No período, mais um óbito por Covid-19 aconteceu em Toledo, totalizando 508 vidas perdidas. O Boletim informa que a paciente, de 88 anos, começou a apresentar sintomas de Covid-19 em 28 de novembro, sendo diagnosticada com teste rápido e internada no mesmo dia em leito de UTI, vindo a falecer em 1º de dezembro. Desde o começo da pandemia do novo coronavírus até 17 de dezembro, o Município teve 49.990 casos confirmados e 48.671 casos recuperados.

Doses vacinais contra a Covid-19 aplicadas no período de 20 de novembro a 17 de dezembro de 2022, em Toledo:

– D1: 13 doses;

– D1 pediátrica: 315 doses;

– D2: 141 doses;

– D2 pediátrica: 336 doses;

– D1 reforço (adulto): 854 doses;

– D2 reforço (adulto): 2.713 doses;

– D3 reforço (adulto): 42 doses;

– Total: 4.414 doses vacinais aplicadas.

– Programe-se: a vacinação 2022, contra a Influenza, está disponível nas Unidades Básica de Saúde, para pessoas de 60 anos de idade ou mais e para trabalhadores de saúde, em sua primeira fase e para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, de até 45 dias após o parto, nesta segunda fase.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Toledo

Decreto estabelece novos critérios para Banco de Horas “Negativo”

O prefeito de Toledo Beto Lunitti estabeleceu novos critérios e formas de reposição do trabalho por servidores municipais, em razão da suspensão das atividades por eles exercidas, decorrente das ações para o enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). O Decreto nº 671, de 21 de dezembro de 2022, que altera o Decreto nº 771/2020, foi publicado nesta quinta-feira (22).

A alteração no Decreto diz respeito a formação de Banco de Horas “Negativo”, para reposição até 31 de dezembro de 2024, conforme programação e organização de cada Secretaria.

No Decreto, o prefeito destaca que “as horas devidas pelo servidor em decorrência da formação do Banco de Horas “Negativo” deverão ser integralmente trabalhadas até o dia 31 de dezembro de 2024, sob pena de descontar-se na folha de pagamento referente ao mês de janeiro de 2025 as horas eventualmente em débito….”. O Decreto entrou em vigor ontem, na data de sua publicação.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.