Banco de Sangue precisa de doadores

A Unidade de Coleta e Transfusão – UCT de Toledo (Banco de Sangue) – precisa de doadores. O estoque está abaixo do previsto; as tipagens com menos bolsas em estoque são de O Negativo e B Negativo.

“A situação é preocupante, pois o estoque também baixo no estão Hemocentro de Cascavel”, alertou a chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo, Vania Frigotto. “A justificativa para estarem em falta: são tipagens sanguineas com menos doadores, mais difíceis de localizar, e ainda, por exemplo, o O Negativo só pode receber transfusão de O Negativo, impactando ainda mais nos estoques”.

Vania esclarece que alguns pacientes precisam de várias bolsas, por exemplo, seis bolsas dependendo do seu estado de saúde, e isso também impacta diretamente nos estoques. “A Rede Hemepar, que atua em todo o estado do Paraná, trabalha de forma conjunta para que nenhum paciente fique sem a transfusão. Quando ocorrem faltas de bolsas em Toledo e Cascavel, outras regiões ajudam a suprir as necessidades, no entanto, é nosso dever também fazer a busca de doadores para a regularizam dos estoques”.

Segundo a chefe da Unidade de Toledo, não é comum no mês de outubro ter essa baixa no estoque e nas doações. Ela pontua que está sendo um período atípico, normalmente as baixas ocorrem nos meses de férias como dezembro, janeiro e junho/julho.

“Precisamos de doações constantes, porque a duração das bolsas é pequena, de quatro até 45 dias dependendo do componente, por isso, precisamos dessa frequência nas doações. Vale lembrar que uma doação pode salvar até quatro vidas. Doar é um gesto de amor. Hoje, pode ser que não conheçamos quem está precisando, mas, pode ser que um familiar também venha a precisar, então solicitamos a solidariedade da população para a doação de sangue e a colaboração para a reposição e manutenção dos estoques tanto na região de Toledo quanto Cascavel”, reforça.

QUEM PODE DOAR – Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (a novidade é que adolescentes entre 16 e 17 não precisam mais estar acompanhados dos pais ou responsável, basta ter uma autorização assinada pelo tutor e no ato da doação ter um adulto responsável legal acompanhando. Acima de 60 anos só se já for doador); ter peso superior a 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Homens podem doar a cada 60 dias e até quatro vezes em um ano. Já as mulheres, a cada 90 dias e até três vezes em um ano.

A doação pode ser agendada no site www.saude.pr.gov.br/doacao ou caso o interessado tiver dificuldade pode ligar no (45) 33791993.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.