Bares e Restaurantes voltam a ter queda nas vendas após dois meses em alta, aponta Índice Abrasel-Stone
O volume de vendas em bares e restaurantes caiu 3,7% no mês de abril, em comparação com o mês de março, segundo dados do Índice de Atividade Econômica Abrasel-Stone. Comparando com o ano anterior, houve uma queda de 5,9% no setor. Nos primeiros quatro meses de 2024, as vendas diminuíram em relação ao mesmo período de 2023, sinalizando um alerta para os bares e restaurantes neste início de ano.
Esses números representam uma dificuldade adicional para o setor que, além de enfrentar um recuo no volume de vendas, ainda precisa lidar com as altas taxas de endividamento. Pesquisa recente da Abrasel indicou que 40% dos negócios apresentam pagamentos em atraso. Este resultado corrobora as dificuldades que o setor tem enfrentado: segundo o mesmo levantamento, 65% das empresas do setor operaram sem fazer lucro em março (25% em prejuízo e 40% em equilíbrio).
- Em audiência pública, comunidade do Carelli aprova alterações na Ângelo Donin
- Ações de combate à dengue em Toledo são analisadas por comitê intersetorial
Roraima, Pará e Amazonas, apresentaram recuo de -13,9%, -7,8% e -7,6%, respectivamente; já os estados que registraram as menores reduções foram Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rondônia, com decréscimos de -1%, -1,5% e -2,1%, respectivamente.
Apesar dos resultados negativos, a expectativa é de que, nos próximos meses, haja uma melhora no volume de vendas por conta das duas datas mais rentáveis para o setor: o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. A mesma pesquisa da Abrasel indicou que para mais de dois terços (62%) dos empreendedores, o Dia das Mães pode apresentar um faturamento 20% maior que no ano passado.
“Os dados do Índice Abrasel-Stone refletem um cenário desafiador para o setor de bares e restaurantes, com quedas significativas no volume de vendas em abril. As dificuldades são evidenciadas pela pesquisa da Abrasel, que aponta para altos índices de empresas com pagamentos em atraso e operando sem fazer lucro. Apesar disso, estamos otimistas em relação ao Dia das Mães e ao Dia dos Namorados, que podem representar uma oportunidade de recuperação para o setor”, comentou José Eduardo Camargo, líder de conteúdo da Abrasel.
“O cenário atual nos mostra a importância da adaptação e inovação para enfrentar os desafios do mercado. Apesar das adversidades, as pesquisas indicam um cenário com oportunidades e a expectativa de uma possível recuperação nos próximos meses, impulsionada por datas importantes para o calendário do varejo, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e as festas juninas”, comenta Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da StoneCo.
Saiba mais
Com divulgação mensal, os números do índice Abrasel-Stone podem ser usados para análises de empresários e especialistas por meio de uma visualização gráfica disponível no site da revista Bares & Restaurantes, editada pela Abrasel. O índice reflete a variação das vendas do setor de alimentação fora do lar por meio da estrutura financeira da Stone em recortes mensais e anuais.