BC inclui instituições de pagamento em ranking de reclamações
O ranking, que é formado a partir de reclamações do público nos canais de atendimento do BC, é divulgado trimestralmente.
Nesta quinta-feira, 20, às 14h30, o órgão irá publicar a edição do quarto trimestre de 2021 em sua página na internet.
O índice de reclamações é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000. Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição.
Em nota, o BC justificou a inclusão das instituições de pagamento devido ao aumento de relevância no mercado e também das reclamações. “As IPs têm se tornado cada vez mais relevantes no mercado, tanto em termos de produtos e serviços ofertados, quanto em razão do aumento crescente de sua base de clientes e das reclamações recebidas pelo BC.”
Sobre a ampliação do “Top 10” para “Top 15”, a autoridade monetária argumentou que o acréscimo de cinco entidades no grupo busca evidenciar um “retrato mais completo” do mercado atual, que, segundo BC, é cada vez mais dinâmico. “O segmento das ‘Demais instituições’ permanece contemplando as entidades que não estão no rol das maiores e que tenham 30 ou mais reclamações reguladas procedentes encerradas no período.”
Comentários estão fechados.