Beto Richa é pré-candidato a deputado federal

Carlos Alberto Richa, mais conhecido como Beto Richa – filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) – tem experiência como vice-prefeito, prefeito, deputado estadual e governador. Nestas eleições, Beto Richa apresenta-se como pré-candidato a deputado federal. Em Toledo, cumprindo uma série de compromissos, ele participou do Programa Fim de Tarde com o Editor, no JORNAL DO OESTE. Beto Richa falou sobre sua candidatura e a turbulência vivida no último período de sua vida.

O pré-candidato a deputado federal Beto Richa afirma que “não há dúvida que fui vítima de uma grande armação. O meu processo foi político eleitoral. Ser ‘sequestrado’ com a minha esposa há 20 dias do processo eleitoral. Eu fui direto detido. O objetivo foi cassar a minha candidatura, além de toda violência e ilegalidades. Onde fica o capítulo da presunção de inocência? Revelaram um desprezo a democracia e induziram os eleitores ao erro”.

Beto Richa complementa que nunca houve uma prova contra ele ou sua família. Após três anos e meio, nenhuma denúncia foi apresentada, porque não há mínimos elementos que corroborem com a denúncia. “(…) Nós temos uma reputação a defender e as pessoas devem saber que devemos respeitar isso. Temos fé em Deus e seguimos confiando também na Justiça dos homens”.

Ele salienta que o desejo era ‘carimbar’ em sua testa o ato ‘corrupção’. “Um governo corrupto não deixa o estado com mais de seis bilhões em caixa. Deixei inúmeras obras encaminhadas e com recurso financeiro previsto. O Estado não tinha capacidade de endividamento e eu coloquei em ordem. O futuro do Paraná está acontecendo agora e se destaca e supera as adversidades diante da crise financeira”.

Neste período, Beto Richa pensou em abandonar a política. “Tinha muito poder. Era o poder absoluto e a corrupção absoluta. Fiquei dois anos e meio convivendo com a família, com meus filhos e netos. Neste momento pensei em abandonar a política, mas não resisti a tentação dos convites para visitar o interior”. Beto Richa visitou os 399 municípios e se colocou à disposição da população. “Nestes 11 meses, a palavra que mais escutei foi saudade”.

QUESTIONAMENTOS – Durante a live, internautas questionaram Beto Richa sobre a Educação, mais especificamente as transformações nas escolas. Ele disse que em sua gestão concedeu o reajuste salarial aos professores. “Ao longo de sete anos de mandato, os professores tiveram cerca de 100% de ganho real. Os professores merecem o nosso respeito”.

Beto Richa ainda lembra que estava na residência de uma professora e ela citou que ele – enquanto candidato ao Governo do Paraná – assumiu o compromisso em resolver a equiparação salarial dos professores com técnico de nível superior. “Eram 26%, um valor expressivo e fiz o compromisso em implantar em quatro anos, porém fiz em três”.

Na oportunidade, Beto Richa citou a Escola Conectada e a Certificação do curso Vizivale. “Nos esforçamos em atender todos os pedidos. Muitas pessoas reconhecem as ações do Estado. Educação é prioridade absoluta em minha candidatura”.

Por falar em servidores públicos, o pai de Beto Richa era muito querido por todos os servidores. “Eu procuro seguir a mesma linha de trabalho dele, apesar dos tempos serem diferentes e as dificuldades são outras”. Ele lembra que como prefeito de Curitiba, em todas as pesquisas nacionais, foi apontado como melhor prefeito do Brasil. “Em minha reeleição, em 2008, tive a maior votação da história. Eu ganhei em 100% nas urnas. Agora aceitei o desafio de me apresentar como pré-candidato federal”.

Durante a sua gestão como governador, ele desenvolveu grandes obras em cada canto do Estado, independentemente da cor partidária e do prefeito. “Nunca perguntei o partido do prefeito. A população não pode ‘pagar a conta’ e ser privada de seu município receber investimento ou serviço de qualidade, porque o prefeito não pertence ao meu partido”.

Beto Richa pontua que são experiências importantes adquiridas durante os anos. “Hoje, se for a vontade e merecer a confiança dos paranaenses – se Deus quiser – serei deputado federal. Quero fazer a diferença. Não sou o dono da verdade, porém tenho me esforçado”.

Segundo o candidato a deputado federal, ele pretende estar presente nas grandes pautas. “Sem troca de favores, pretendo atuar com responsabilidade para o Brasil gerar oportunidades. Quero ajudar o País, mas de maneira responsável e dar orgulho aos paranaenses. Farei o meu trabalho independe do que os outros fazem. Tem representantes e políticos bem intencionados, porém nem todos são assim. Farei a minha parte com responsabilidade”.

Ao visitar os municípios no Paraná, Beto Richa afirma que está basicamente ‘colhendo o que plantou’. “E, por isso, decidi pela pré-candidatura a deputado federal”. Como presidente estadual do PSDB, Beto Richa continuará visitando as regiões do Paraná. “Estamos formando uma boa chapa para a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados”.

DESISTÊNCIA DE DORIA – Durante o bate-papo com o editor, Beto Richa também comentou sobre a desistência de João Doria ao cargo de presidente. Ele disse que não é possível negar que o Partido passa por um momento difícil no Brasil e no Paraná. “No plano nacional, o partido ficou – de certa maneira – dividido. Primeiro a pré candidatura do ex governador João Doria, mas a candidatura não motivou e não saiu do lugar. Talvez ele não soube se comunicar muito bem com a população. Ele auxiliou na vacina e algumas avaliações passaram a impressão que quis tirar proveito desta situação. Acredito que Doria teve a grandeza ao desistir dessa candidatura”.

Ele explica que o PSDB passa por um processo de recomeço para reconquistar a confiança da população. “O partido precisa se fortalecer e se reestruturar. O que o PSDB representou para o Brasil foi uma grande proteção social. O partido colaborou com a estabilidade da economia, os grandes problemas na área de Saúde foram superados, implantou o remédio genérico e instituiu o Programa de Combate a Aids, entre outros programas e avanços conquistados. Além disso, o partido tem também a referência de boas administrações, governos e programas”.

Agora, como pré-candidato a deputado federal, Beto Richa pretende ter a mesma atuação como prefeito e governador. “Sempre me dedico muito e dou o melhor de mim. Eu fui o deputado que mais apresentou propostas e muitas se tornaram leis e, inclusive, foram copiadas por outros estados. Acredito que tenho amplas condições de dar conta do recado e corresponder as expectativas da sociedade”.

Beto Richa salienta que todo o partido que quer se firmar, crescer e se fortalecer precisa buscar uma candidatura própria. Contudo, ele menciona que nem sempre o partido possui uma candidatura viável e, por isso, busca incorporar o seu Plano de Governo com a de outros candidatos. “Trabalhar em muitos municípios para viabilizar e construir candidaturas fortes e viáveis para as prefeituras dos municípios do Paraná”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.