Biopark e Prefeitura de Toledo assinam acordo de cooperação
A assinatura do Termo de Cooperação entre o Biopark e a Prefeitura de Toledo aconteceu na quarta-feira (28) no Parque Tecnológico, com a presença de representantes do Ecossistema e da Secretaria de Educação do município. Na íntegra, o termo determina que o setor ambiental do Biopark oferecerá formação continuada para os professores de 4º e 5º anos, palestras para os estudantes de 3º ano e visitas técnicas para professores e estudantes com foco em Ciências, Geografia e História; de acordo com a proposta pedagógica curricular municipal.
“O ambiente é muito favorável entre o Biopark e o município e eles convergem na mesma linha de pensamento de incluir o que nós podemos de todas as iniciativas. O Ecossistema desenvolve um papel muito importante que é essa entrada do nosso público de mais de 15 mil crianças em inúmeros Projetos. Toledo está se tornando imenso e o sistema público tem toda a visão no sentido de somar forças para um ensino de qualidade. Temos muito caminho para avançar e tenho certeza que o Biopark sempre será nosso parceiro”, ressalta a secretária de Educação do município de Toledo, Marli Gonçalves Costa.
O supervisor ambiental do Biopark, Thiago Schuba, explica que o Programa de educação ambiental e comunicação social que está no segundo ano de atividade, faz parte dos estudos ambientais do Parque Tecnológico. “Busca-se com este programa, estimular a sensibilização às questões socioambientais por meio de processos de educação e reflexão ambiental, com vistas à formação de hábitos que procurem conservar e preservar o meio ambiente. Com os alunos dos 3º anos são realizadas palestras em sala, estando os conteúdos relacionados a fauna, flora, geologia e recursos hídricos. Para os alunos dos 4º e 5º anos são feitas ações e atividades de trilha sensorial, paleontologia na prática e alimentação saudável; por meio de visita técnica na queijaria Flor da Terra”, explica.
O programa de educação ambiental promoverá a sensibilização, mobilização e educação ambiental, de mais de 300 alunos e professores das instituições de ensino do entorno do território do Ecossistema que são a Escola São Dimas de Bom Princípio; Escola Osvaldo Cruz de Vila Nova; Escola Washington Luiz de Novo Sobradinho; Escola Santo Antônio de Boa Vista e Escola Nossa Senhora das Graças do distrito de Ouro Preto.
“A prefeitura faz neste momento uma ascendência que permite que a gente acesse os alunos da rede pública, para de certa forma nós cumprirmos nosso papel enquanto regulamentação e legislação ambiental, gerando os Programas e servindo de exemplo para outros Projetos da iniciativa privada em harmonia com o poder público. Sabendo a responsabilidade de cada um e o rito que cada um tem que cumprir, é possível se manter uma harmonia, celeridade e resultado para todos”, enfatiza o vice-presidente do Biopark, Paulo Almeida.
TOLEDO