Biopark Educação e Embrapa Suínos e Aves discutem projetos e soluções
Uma visita técnica realizada por representantes do Biopark Educação à unidade da Embrapa Suínos e Aves em Concórdia (SC) estreitou a parceria e as discussões em torno da geração de soluções com foco na cadeia produtiva. A intenção foi apresentar o Ecossistema do Parque Tecnológico e estabelecer uma sinergia visando a criação de projetos para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras aplicáveis ao agro brasileiro, em especial para o Oeste do Paraná.
Na ocasião, foi realizado um seminário para cerca de 40 pesquisadores da Embrapa com apresentação de todas as oportunidades existentes no Biopark. Dentre as áreas discutidas estão as de produtos biológicos, climatização e ambientação dos animais, além de reuniões no âmbito de biocombustível, novos produtos do ramo nutricional e novas embalagens que beneficiam o produto.
A visita contribuiu tanto para que a equipe local da Embrapa compreendesse o que é o Biopark e o potencial do ecossistema, quanto para que o Biopark entendesse o processo de pesquisa da Instituição, além de conhecer a infraestrutura do Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves. “Nossa expectativa é desenvolver pesquisa em linhas convergentes e que gerem valor para o mercado produtivo”, comenta o diretor do Biopark Educação, Paulo Rocha.
O chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Luis Krabbe, salientou que a parceria é importante pela localização do Biopark na Região, que é forte em produção de proteínas de origem animal. “Queremos colocar em prática a nossa missão de desenvolver soluções para o agro brasileiro” comenta.
O próximo passo é avaliar todos os resultados gerados no encontro. “A partir de agora vamos definir as linhas de pesquisa que vamos avançar com a Embrapa e as empresas do nicho em nosso Ecossistema. Outras reuniões ainda devem acontecer neste ano”, finaliza Paulo Rocha.
TOLEDO