Bozó defende mais transparência nas ações do Legislativo
Novo secretário da Câmara de Toledo para o biênio 2023/2024, o vereador Valdomiro Bozó visitou o JORNAL DO OESTE e defendeu uma maior transparência nas ações do Legislativo. “A Câmara precisa ser vista de maneira diferente pela sociedade”, comentou ele, acompanhado do assessor parlamentar Agnaldo Facero. Ainda de acordo com o vereador, a nova formação da Mesa Diretiva também defende mudanças mais profundas, não na estrutura apenas, mas na forma de trabalhar.
Na visão de Bozó, o Legislativo precisa atuar de uma forma mais eficiente e, para isso, é necessário mudar o pensamento e a forma de trabalho. O vereador defendeu o retorno do segundo assessor parlamentar e comentou que a atual estrutura dos gabinetes, de certa maneira ‘engessa’ a atuação política dos vereadores.
PARTIDO – Eleito com 1.097 votos pelo PSC, Valdomiro Bozó dificilmente deverá permanecer na legenda. Ele disse aguardar apenas a janela de transferência para sair do partido. “Mas ainda não escolhi para qual partido irei”, afirmou ao indicar ter recebido convites de pelo menos três partidos mais bem estruturados. O processo de fusão entre o PSC e o Podemos é um dos motivos alegados por Bozó para não permanecer na legenda.
As executivas nacionais do Podemos e do PSC anunciaram em novembro do ano passado o início de seu processo de fusão. O novo partido terá, na próxima legislatura, 18 deputados e seis senadores, compondo assim a oitava maior bancada da Câmara dos Deputados e a sexta maior do Senado. A nova legenda preserva o nome do Podemos, e adota o número 20, atualmente do PSC.
De acordo com a presidente do Podemos, Renata Abreu, a aproximação dos dois partidos já era uma tendência antiga. “É uma união que começou lá atrás, com a união de Álvaro Dias [candidato] a presidente, Paulo Rabello a vice, uma união por um projeto nacional e que hoje se consolida de forma mais efetiva”, declarou. Trata-se da segunda união na história do Podemos, que em 2018 incorporou o PHS.
Márcio Pimentel
Da Redação
TOLEDO