Brasileiros são os que mais passam tempo conectados em plataformas digitais relacionadas ao setor automotivo

Comscore acaba de divulgar uma análise sobre o comportamento dos consumidores do setor automotivo nas plataformas digitais, a partir dos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19. O segmento foi um dos mais impactados nos últimos anos: a partir da explosão do coronavírus em escala global em 2019 houve queda de produção e nas vendas de veículos. No Brasil, em abril de 2020, por conta das medidas para conter a doença, o volume foi praticamente paralisado.

“Essa mudança ocorreu como reflexo de um ano marcado pelo confinamento e pela baixa circulação das pessoas, que representou uma ameaça para a indústria automotiva. O impacto nas vendas físicas também afetou o comportamento nos canais digitais no início de 2020, mas nossa análise mostra que essa realidade se transformou ao longo do último ano com o consumidor migrando para o digital”, explica Eduardo Carneiro, diretor geral da Comscore.

O levantamento da Comscore aponta que, embora a categoria automotiva tenha tido uma queda no número de visitantes únicos até o mês de abril de 2020 em todos os países da América Latina, o setor conseguiu ter recuperação nos meses posteriores, como mostra o gráfico abaixo. Em agosto, o Brasil atingiu um total de 44,1 mil visitantes únicos.

Fonte: MMX MP, jan-dez 2020 ,Visitantes únicos (000), arg,br, mx

O estudo da Comscore também aponta que, conforme o consumidor se adaptou aos canais digitais, os sites de vendas de automóveis também tiveram maior alcance ao longo do ano. O que reforça a vontade dos consumidores em se manterem informados sobre o setor. No Brasil, houve um aumento significativo (+167%) no acesso aos portais em dezembro de 2020 x dezembro de 2019.

Fonte: Comscore MMX MP, jan-dez 2020 ,Visitantes únicos (000), br

Além disso, os brasileiros se mostraram como os que passam mais tempo na categoria automotiva, um total de 820 minutos consumidos em 2020, com predominância masculina (76,7%) nos acessos.

Fonte: MMX MP Arg,, Br, Mx, Pe, Co, Ch, Total Minutos (MM)

Outro indicador importante no estudo foi o uso dos dispositivos móveis para acessar as plataformas digitais do setor automotivo. Entre os mais de 41 mil visitantes únicos da categoria no Brasil, 86% utilizam o mobile – 78% navegam apenas pelos celulares ou tablets e outros 4% dividem a preferência com o desktop/laptop. Existe ainda uma pequena parte da audiência (14%) que prefere utilizar apenas os computadores para navegar.

Fonte: Comscore MMX Multi-Platforma, dezembro 2020

As informações foram apuradas com base em pesquisas proprietárias da Comscore e métricas de ferramentas confiáveis.

Sobre a Comscore

A Comscore (NASDAQ: SCOR) ajuda especialistas em marketing e empresas de mídia em cada etapa do ciclo de publicidade, em todas as plataformas. Com dados que combinam inteligência digital, TV ao vivo, visualizadores de filmes e OTT com informações avançadas sobre o público, a Comscore permite que compradores e vendedores de mídia quantifiquem o comportamento de várias telas e tomem decisões de negócios com confiança. Líder comprovado na medição de audiências digitais, audiências de set-top box e publicidade em escala, a Comscore é uma fonte independente, confiável e abrangente de terceiros para medição entre plataformas.

Da Assessoria

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.