Câmara de Toledo empossa eleitos no Parlamento Jovem hoje

A Câmara de Toledo realizou no dia 22 de setembro, às 9h, a posse dos integrantes do Programa Parlamento Jovem, eleitos pelos estudantes toledanos para representá-los. O Programa Parlamento Jovem é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE) e da Câmara de Toledo.

Através dele, os estudantes do Ensino Fundamental e Médio vivenciam a cidadania e o conhecimento sobre política. Os alunos lançam candidatos e escolhem seus representantes através da urna eletrônica e os eleitos vivenciam o processo de debate de prioridades da comunidade e elaboração de leis.

Em Toledo, o Parlamento Jovem reúne, neste ano, os estudantes do Colégio Estadual Cívico Militar Jardim Maracanã, Colégio Estadual Dario Vellozo e Colégio Estadual Jardim Porto Alegre. Os alunos destes colégios elegeram seus representantes após uma campanha eleitoral, através de votação na urna eletrônica no mês de agosto, e agora virão ao legislativo municipal para vivenciarem na prática as atividades parlamentares.

Para o presidente do legislativo, vereador Dudu Barbosa, a iniciativa permitirá que mais jovens se aproximem da política. “O projeto instiga nos jovens o conhecimento sobre política, a vida pública e como funciona o legislativo na cidade. Essa iniciativa permitirá que eles se aproximem da Casa de Leis, entendam mais sobre como ocorre o processo de tramitação de matérias legislativas e que saiam daqui munidos de informações sobre o quanto a política impacta a vida das pessoas. Será um momento muito importante essa sessão solene de posse do Parlamento Jovem 2023”.

PARLAMENTO JOVEM – O Programa é realizado no Paraná desde 2017 e já desenvolveu atividades com a Câmara de Toledo em 2022, quando foram eleitos 19 vereadores e vereadoras mirins do Colégio Estadual Cívico Militar Novo Horizonte, do Jardim Coopagro e do Colégio Estadual Cívico Militar Antônio José Reis, no Jardim Panorama II, empossados em 21 de setembro.

Em 2023, a nível de estado, o Parlamento Jovem mobilizou 88 escolas de 55 municípios do estado e 43 mil estudantes. Ao todo, 1.260 candidatas e candidatos concorreram a 582 vagas como vereadoras e vereadores mirins, sendo eleitos 19 representantes em Toledo, como na Câmara de Vereadores, os quais assumem no dia 22.

ELEITOS – Pelo Colégio Estadual Cívico Militar Jardim Maracanã foram eleitos três vereadores mirins e quatro vereadoras. Os eleitos são Eduardo Henrique Lima Coutinho, 17 anos, que fez 237 votos; Suziellyn da Silva Lima, 17 anos, com 192 votos; Matheus de Castro Baldi, 17 anos, com 128 votos e Matheus César de Lima Nascimento, 16 anos, com 51 votos. Também foram eleitos Lorrayne Cristina Sidney Zang dos Santos, 16 anos, com 46 votos; Fabiana da Silva Tomadon, 14 anos, com 13 votos e Elisabeth Sainvilien,      17 Anos, com 11 votos.

O Colégio Estadual Dario Vellozo elegeu quatro vereadoras e dois vereadores mirins.  Foram eleitos Amanda Santos de Deus da Silva, 15 anos, com 123 votos; Leander Louis Pelicioli, 16 anos, com 108 votos; Giulia Carolina Lopes, 15 anos, com 91 votos; Raquelli Carneiro Kelm, 15 anos, com 79 votos; Brenno Antonio Rothe, 15 anos, com 50 votos; Bruna Helena Rezende Plautz, 15 anos, com 47 votos e Amanda Gabriela Três, 17 anos, com 39 votos.

Pelo Colégio Estadual Jardim Porto Alegre são quadro vereadoras e dois vereador mirim. Foram eleitos Lais Mergen, 15 anos, com 130 votos; Daniela Vieira, 15 anos, com 18 votos; Eloisa Hespanhol Goulart da Silva, 15 anos, com 47 votos, Cauã Augusto da Silva, 15 anos, com 19 votos; Lucas Martins Minussi, 15 anos, com 35 votos e Amanda Gabriela Tres, 17 anos, com 9 votos.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.