Câmara de Vereadores de Palotina homenageia Colégio Agrícola
Durante a sessão ordinária do dia 15, a Câmara de Vereadores de Palotina aprovou Moção de Aplausos ao Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo pelo destaque obtido no 3º Agrohakathon, maratona tecnológica que teve por objetivo fomentar a inovação e o desenvolvimento de tecnologias voltadas à gestão de riscos rurais no Brasil. A moção foi apresentada de forma conjunta pelos vereadores Edevaldo Bertho, Eurico Fernandes Barbosa, Rodrigo Ribeiro, Rosangelo Alberto Maltauro, Sergey Sendtko e Sidney Alegre. Eles justificaram que a maratona tecnológica reuniu mais de 160 estudantes de escolas agrícolas e universidades e profissionais de diversas áreas e que os estudantes do Colégio Agrícola se destacaram na apresentação dos trabalhos. Sob a coordenação das professoras Carolina Binotto e Keila Abadia Barbosa, 15 estudantes participaram do Agrohakathon. Foram selecionadas três equipes finalistas e todas tiveram como integrantes dos grupos alunos do Colégio Agrícola, sendo elas Equipe Desman Pigs, com o tema “Proteção de leitões referente a esmagamentos pela matriz”; Equipe EasyFish, com o tema “Inovação na despesca parcial da piscicultura: Projeto Fish-Elevator” e Equipe Elite Group, com o tema “Automatização de riscos de seguros agrícolas”. Os integrantes da equipe Easy Fish foram vencedores, propondo o desenvolvimento de um elevador móvel para despesca parcial em tanques escavados que pode ser acoplado em tratores, recebendo um laptop cada um.
Os estudantes estiveram participando da sessão acompanhados do diretor do colégio, professor Glauco Torino que agradeceu o reconhecimento dos vereadores. “É um estímulo para estes alunos que realizam seus estudos com muita dedicação. Agradecemos a Câmara de Vereadores por esta homenagem”, destacou Glauco.
O Agrohakathon foi promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR, Centro de Economia Aplicada, Cooperação e Inovação (CEA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Agrociência Cooperativa. O evento ocorreu, de forma simultânea, nas regiões Oeste e Metropolitana de Curitiba. Os participantes realizaram visitas técnicas em duas propriedades rurais em Palotina, enquanto outros 64 inscritos conheceram fazendas da Lapa, distante 70 quilômetros da capital paranaense.
PALOTINA