Câmara homenageia ex-professores José Bianchessi e Naíde Pasqualotto Bianchessi

Os ex-professores palotinenses José Bianchessi e Naíde Pasqualotto Bianchessi, que atuaram na Escola Castelo Branco, no distrito de Floresta, foram homenageados pela Câmara de Vereadores de Palotina com Moção de Aplausos. A homenagem, que reconhece o trabalho dedicado à educação por vários anos, foi realizada durante a sessão ordinária de segunda-feira, dia 24. A moção foi assinada por todos os vereadores e a tramitação foi acompanhada pelos homenageados, familiares e ex-alunos.

História – José Bianchessi, natural de Seara, Santa Catarina, chegou em Palotina em 1965. Naíde Pasqualotto Bianchessi, natural de Ipira, Santa Catarina, chegou em Palotina em 1964.

No final do ano de 1972, o vereador eleito Laudelino Limberguer, que assumiria em 1973, junto com o prefeito Erich Arno Muller, foi fazer uma visita para a turma de normalistas que estavam se formando e lançou o desafio para que alguém assumisse a direção da Escola da Vila Floresta. Naíde Pasqualotto Bianchessi, uma das formandas, aceitou este desafio. Em Janeiro de 1973 ela casou-se com o José Bianchessi e foram morar na comunidade de Vila Floresta. Naíde passou a ser diretora da Escola Castelo Branco, onde trabalhava como o seu esposo José, que tinha o colegial completo. A escola era porte médio, com mais ou menos 500 alunos. Não havia energia elétrica e o lampião a gás era recurso indispensável. A partir de 1977 com o êxodo rural, gerado pela mecanização, a população do município começou a diminuir, e a escola ficou com menos de 200 alunos e no ano de 1981 com menos de 100 alunos. O casal foi chamado para trabalhar na cidade, se mudando em 1982 com os dois filhos, Josiane e Joel. Naíde foi trabalhar na então Escola Barão do Rio Branco e depois na Secretaria Municipal de Educação até o ano de 1994, quando se aposentou. José trabalhou na APAE como diretor por 3 anos e também atuou na Joaquim Monteiro Martins Franco e Colégio Santo Agostinho. Em 2005 se aposentou trabalhando na APAE. Neste ano o casal celebra 50 anos de união e quase 6 décadas de vida em Palotina. 

 Câmara de Vereadores de Palotina

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.