Cartório Eleitoral da Comarca de Toledo inicia processo de geração de mídias
Teve início na segunda-feira (19), os trabalhos de geração de mídias relativas às 75º e 148ª zonas eleitorais do Fórum da Comarca de Toledo – dos cartões de memória de carga, cartões de memória de votação, mídias com aplicativos de urna e de gravação de resultado e, se necessário, mesas receptoras de justificativas. A previsão é que o processo seja concluído até as 18 horas dessa terça-feira (20).
Existem etapas dos processos operacionais que contam com o acompanhamento do Ministério Público e representantes da Ordem dos Advogados (OAB) Subseção de Toledo. De maneira geral, os trabalhos da Justiça Eleitoral seguem de acordo com o previsto.
“A cerimônia de geração de mídias marca a transparência da Justiça Eleitoral”, pontua o juiz da 148ª Zona Eleitoral, Rodrigo Rodrigues Dias. “Essa atividade consiste na geração dos cartões que vão dentro da urna com a foto, o número dos candidatos e o nome de todos os eleitores em suas seções”, explica ao citar que na 148ª Zona Eleitoral – que contempla os municípios de Ouro Verde do Oeste, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu e Tupãssi – são 12 locais de votação com 63 seções – preparação de 75 urnas.
Segundo o juiz, os trabalhos entram na etapa final. Ele reforça que a equipe atua para que a eleição seja uma data tranquila. “No dia da eleição digo que que é o dia do eleitor e não dos candidatos, por isso, toda a logística para que ocorra tudo dentro do programado”.
PROCESSOS FINAIS – Após a conclusão da geração das mídias os próximos processos envolvem a carga, os testes de funcionamento, a identificação e a colocação de lacres nas urnas eletrônicas de votação; a preparação, a realização de teste de funcionamento; a demonstração de votação acionada por aplicativo específico para esse fim; e a colocação de lacres nas urnas eletrônicas de contingência (e nas destinadas às mesas receptoras de justificativas, se for o caso); o acondicionamento dos cartões de memória de contingência em “Envelopes de Segurança” a serem lacrados e a verificação e colocação de lacres nas urnas de lona para votação por cédula, correspondentes as seções correspondentes.
“Na 75ª zona eleitoral contamos com 334 seções em 66 locais de votação. Ao todo serão preparadas 370 urnas”, explica a juíza da 75ª Zona Eleitoral, Luciana Lopes do Amaral Beal, ao salientar que é preciso prever as urnas de contingência. Os demais processos estão previstos para acontecerem no decorrer da semana.
Da Redação
TOLEDO