Cascavel inova mais uma vez e agora usa tecnologia OCR para promover maior rotatividade nas vagas do EstaR

Cidade inteligente e tecnológica, Cascavel mais uma vez está inovando. E a novidade – que já rendeu curiosidade por parte de cidadãos que já flagraram alguns testes nas ruas – agora fica por conta da fiscalização embarcada da Transitar, um veículo de monitoramento equipado com a tecnologia OCR (Optical Character Recognition) que será utilizado com objetivo de otimizar o sistema de rotatividade das vagas do EstaR (Estacionamento Regulamentado), como complemento ao trabalho dos agentes de trânsito. “Ah, como assim? Vão me multar e nem vou ficar sabendo?”. Calma, que não é bem assim.

O objetivo da Transitar é aliar segurança e agilidade ao sistema, de forma transparente, como explica a presidente da Transitar, Simoni Soares. “Com o aumento no número de reclamações pela ausência de vagas nas áreas centrais, a Autarquia buscou uma tecnologia capaz de auxiliar na fiscalização desses espaços, garantindo que todos possam utilizá-los por curto período de tempo e, em seguida, deixe-os livres para outro cidadão, de forma que – democraticamente – todos possam usufruir da área pública adequadamente e sem utilizar, por exemplo, vagas especiais de idosos ou pessoas com deficiência, outro problema corriqueiro”.

Simoni ressalta que outro diferencial é a leitura das placas de veículos com indícios de ilícitos, cujo sistema pode ser alimentado para auxílio na segurança pública. “O sistema emitirá um alerta quando o OCR capturar uma placa lançada na ‘lista negra’ e o agente de trânsito informará imediatamente às autoridades policiais”, detalha.  

Como funciona este novo veículo?

Para garantir rotatividade, a Transitar precisa aumentar a fiscalização do uso das vagas e, para isso, um veículo foi equipado com câmera de monitoramento. Por meio dele, agentes do EstaR passam a percorrer as vias com o apoio da tecnologia OCR, que é integrada à fiscalização. O sistema, ao flagrar um veículo irregularmente estacionado, faz o registro, enviando a informação diretamente para o equipamento do agente, que faz a conferência presencialmente, verifica se está com cartão de papel, por exemplo – para só então lançar a notificação, que é deixada no painel do carro.

“É uma maneira ágil, segura e eficiente de otimizar o serviço e garantir fluidez nas vagas e na atividade. Além disso, a tecnologia nos permite reduzir erros nas emissões, pois ocorrerá uma dupla conferência”, detalha Simoni.

Diferente de outras cidades, como Araucária e Ponta Grossa, por exemplo, onde a notificação já é feita de forma automática, em Cascavel a notificação será realizada pelo agente in loco, após a devida conferência. Ainda assim, a agilidade do procedimento é notória.

Sistema permite maior segurança

Cascavel tem hoje uma das maiores áreas de Estacionamento Regulamentado do Paraná. Com 5.699 vagas, não é possível atender o serviço adequadamente, pois conta com um efetivo de apenas 17 agentes para fazer a fiscalização manualmente e percorrendo todas as quadras, o que tem resultado em abusos por parte de condutores, que descumprem o principal objetivo do EstaR, que é assegurar a rotatividade e acesso democrático ao serviço. Ontem, por exemplo, veículo foi flagrado com dez cartões no painel, quando a lei permite usar a mesma vaga por no máximo duas horas seguidas.

Essa tecnologia foi adotada porque constatou-se que, somente com maior fiscalização das vagas é que o haverá  respeito à Lei Municipal Nº 7152/2020 – Artigo 21º – e, com isso, melhoria para todos os condutores que utilizam as vagas para acessar o comércio e os demais serviços centrais, como os de saúde.

O encarregado do Setor de Estacionamento Regulamentado, Andre Fauth, explica que a fiscalização embarcada, além de rotatividade, ainda permite identificar veículos com placas adulteradas ou roubados, que podem estar circulando ou estacionados, contribuindo com aos demais órgãos de segurança. 

Use o VAGO: economia e praticidade

A forma de achar rapidamente uma vaga é por meio do aplicativo VAGO. A plataforma é inteligente e mostra o mapa da utilização do Estacionamento Rotativo, oferecendo maior comodidade, economia e praticidade ao condutor.

“É mais fácil usar o APP do que procurar um agente para comprar cartão ou pagar multa. Além disso, pelo APP é possível monitorar o tempo de uso da vaga, acrescentando créditos para minutos, até as duas horas máximas permitidas, ou obtendo os créditos restantes caso volte antes do previsto, o que não ocorre com as moedas e o papel”, detalha Fauth.

O detalhamento do sistema está disponível na página da empresa que administra o sistema em Cascavel, pelo https://vagoonline.com.br/.

Educativa

Agentes de trânsito, em conjunto com o Setor de Educação de Trânsito e Cidadania, farão as orientações durante os próximos dias no calçadão da Avenida Brasil para estimular o uso do APP e orientar sobre o uso consciente das vagas do EstaR.

Da Prefeitura de Cascavel

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.