Cascavel se destaca em ranking nacional
Cascavel aparece com destaque no Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM). O município ficou em 13º lugar entre todas as cidades avaliadas no Brasil e em terceiro entre os municípios do Sul. A pesquisa é feita pela Assertif, consultoria especializada na mineração de créditos tributários, que mediu a transformação de tributos municipais em qualidade de vida nos 100 maiores municípios brasileiros.
O ranking IRTM foi divulgado no final de setembro de 2021 e está disponível no site da Assertifi. Dentre os critérios usados está o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), calculado pela Macroplan para as 100 maiores cidades brasileiras. Para os custos, foi considerada a receita de arrecadação do município, que inclui os repasses feitos, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) municipal. Essas informações são calculadas pelo Ipeadata e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O sucesso de Cascavel reflete a aposta no planejamento. Segundo o prefeito Leonaldo Paranhos, isso é importante para que o município consiga cobrir as despesas tradicionais, como a folha de pagamento, e ainda tenha recursos para investimentos sem necessidade de aumentar taxas e tributos. A tecnologia pode ser ferramenta importante nesse esforço. Cascavel, por exemplo aumentou a arrecadação em 54% mesmo sem reajuste de alíquotas de tributos.
A prefeitura conta com um software integrado, que permite aos gestores melhorar a organização interna e reduzir despesas. “Com o uso de computação em nuvem o município passa a evitar gastos desnecessários, como com impressões de papéis, computadores e equipamentos caros. Além disso, a tecnologia beneficia o cidadão, que pode emitir documentos pela internet, 24 horas por dia, sete dias na semana”, diz o Élvio Meurer, gerente comercial da IPM Sistemas, empresa catarinense de desenvolvimento de software para gestão pública, com atuação nos três estados do sul, em São Paulo e em Minas Gerais.
CASCAVEL
Comentários estão fechados.