Categorias de passeio encaram segundo dia do desafio no Transcatarina 2024

O Transcatarina 2024 começou nesta quarta-feira (10) para as categorias de passeio: Adventure (1, 2 e 3), Passeio Radical (1, 2 e 3) e Passeio Expedition. A partir do Hotel Renar, em Fraiburgo (que desde a primeira das 16 edições é o ponto de partida do evento), os participantes iniciaram os roteiros que, ao longo de quatro dias, os levarão a Jaraguá do Sul. Pelo caminho, a possibilidade de desbravar as trilhas, alcançar locais só acessíveis aos veículos 4×4, testar os limites das máquinas e vivenciar uma completa experiência off-road. Tudo regado a um clima de camaradagem e integração.

A diferenciação entre as categorias acontece de acordo com a habilidade dos jipeiros; a preparação do equipamento e o tipo de aventura pretendido. A Passeio Expedition é a porta de entrada para o Transcatarina, aberta a veículos originais e destinada a quem quer mergulhar nas atrações turísticas das cidades percorridas. Já a Passeio Radical reúne a turma que busca aprimorar suas habilidades no fora de estrada e encarar trajetos mais desafiadores. Por fim, na Adventure estão os adeptos do “quanto pior, melhor”. A ordem aqui é superar pedras; piso irregular; subidas e descidas fortes e todo o tipo de obstáculo, mesmo os que parecem intransponíveis.

Para que todos se divirtam, independentemente da categoria, é fundamental o trabalho de seus coordenadores. Com grande experiência no off-road, eles são responsáveis pelo levantamento do roteiro e pela condução dos respectivos comboios. Caso de Leonardo Branco, na Adventure 3. Ele detalha o que preparou para o grupo que o acompanha. “Começamos nesta quarta-feira com um deslocamento até Papanduva, onde estava a trilha que percorremos. Na quinta-feira deixamos Papanduva e rumamos a Rio Negrinho, onde faremos a Trilha do Boi Preto, saindo pelo Rio dos Cedros e chegando em Jaraguá do Sul. Lá vamos permanecer no terceiro dia para percorrer a Trilha do Alambique. No sábado seguimos de Jaraguá a Corupá, retornando para o encerramento”.

Branco revela que se esmerou para montar um percurso digno da tradição da categoria. “Prezamos sempre por trazer alguns obstáculos de trilha mais pesada, dentro do perfil dos nossos participantes. Teremos atoleiros, erosões, banhados e locais em que todos terão que se ajudar para superar. A Adventure 3 é a primeira a encerrar as inscrições e esse ano nos surpreendeu a chegada de duas duplas novas. Ampliamos o comboio de 30 para 35 carros e tenho certeza de que será uma edição especial do Transcatarina”, conclui.

Siga nas redes sociais @transcatarina

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.