Cemic chega aos seus 45 anos de atividades na segunda-feira

O Centro de Estudos do Menor e Integração à Comunidade comemora na segunda-feira (3) seus 45 anos de fundação e de prestação de bons serviços a Cascavel e à região. O Cemic é uma das mais importantes entidades assistenciais do Oeste do Paraná e referência na atenção a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como às suas famílias.

Uma programação especial vai marcar o aniversário. As atividades terão início às 8h com acolhida e café da manhã. Às 9h acontecerá circuito de atividades, no ginásio de esportes da entidade, e a partir das 10h serão desenvolvidas ações alusivas à data, com corte de bolo e distribuição de refrigerante. Depois, alunos vão confraternizar em um almoço.

As atividades retornarão ao ginásio às 13h. A partir das 15h haverá, novamente, corte de bolo e distribuição de refrigerante e em seguida acontecerá o Cine Cemic. “Estamos organizando uma programação especial, que mostrará a todos, de uma forma ou outra conectados com o cotidiano dessa instituição, a importância dela no processo de formação de cidadãos comprometidos com a sua comunidade e com o futuro do seu País”, diz o presidente Genesio Pegoraro.

TRAJETÓRIA – O Centro de Estudos do Menor e Integração à Comunidade foi oficialmente criado em 3 de outubro de 1977 pelo padre Armando de Costa. O objetivo era prestar atendimento social a famílias, integrando principalmente crianças e adolescentes. “Elas participam de inúmeras atividades, todas voltadas à formação e de olho em um futuro promissor e alicerçado em valores importantes à comunidade”, segundo a coordenadora Pedagógica Rozane Rodrigues.

18 MIL ALUNOS – Em seus 45 anos, o Cemic contribuiu com a formação de mais de 18 mil alunos. Hoje, a entidade tem 180 matriculados. Eles têm idades entre 6 e 15 anos e participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Realizamos oficinas socioeducativas com o suporte de uma equipe multidisciplinar”, diz a diretora de Comunicação Mariley Noro. “E essas ações todas são extensivas à família”. Há visitas domiciliares, atendimento individualizado, encaminhamentos e encontros com temas pertinentes à pauta da metodologia empregada pela instituição.

Para bancar os custos de uma entidade como o Cemic, há várias ações articuladas e desenvolvidas com apoio da comunidade e parceiros. O Centro dispõe de alguns programas e estruturas que prestam serviços, além de receber subvenções e doações. “O desafio tem sido grande nesses 45 anos, mas com a colaboração de todos o Cemic segue com seu papel e compromisso de fazer a diferença na vida de tantas pessoas”, diz o presidente Genesio.

CASCAVEL

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.