Patrono e mártir: cerimônia marca o Dia de Tiradentes
O Dia de Tiradentes é celebrado na data de 21 de abril. Para homenagear o patrono da Polícia Militar do Brasil e mártir da independência, na manhã de sexta-feira (19), uma cerimônia nas instalações do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM).
Como forma de homenagear esse personagem histórico, a Polícia Militar do Paraná realiza, na maioria dos quarteis do Estado, solenidades para lembrar desse mártir. No 19º BPM a solenidade contou com a presença de autoridades e uma turma da Escola Betesda.
“Estamos realizando essa cerimônia simples, porém de grande conteúdo simbólico, que é a manifestação da homenagem ao herói brasileiro nosso Tirandentes”, enfatizou o comandante do 19º BPM, tenente coronel QOPM Valmir de Souza, ao agradecer a presença que todas as autoridades que prestigiaram o evento.
- BPFron e BPEC rapidamente prendem assaltantes em Foz do Iguaçu
- Polícia Civil de Toledo prende casal acusado de homicídio em março
O comandante salientou a importância da data que é aprendida na escola. Ele pontou que com o tempo é possível entender a importância de homenagear aqueles que lutam, que lutaram para que todos pudessem ter um país melhor, um país independente.
“Temos que lutar todos os dias para que tenhamos essa liberdade e ela realmente seja efetiva. Quero agradecer a todos os policiais militares do Estado do Paraná e também aos nossos companheiros da Polícia Civil pelo excelente trabalho. Com o trabalho diário fazem a diferença, como nosso lema: Polícia Militar nós fazemos a diferença. Parabéns para todos vocês! Parabéns pelo exemplo que dão! Parabéns por seguirem o exemplo de Tiradentes”.
HISTÓRICO
Joaquim José da Silva Xavier é lembrado como o patrono da Polícia Militar do Brasil e mártir da independência. Durante a solenidade aconteceu o resgate da história de um dos idealizadores do movimento dos inconfidentes, que buscava libertar o Brasil de Portugal e proclamar a República.
O dia de Tiradentes possui relevante importância no calendário para as polícias militares do Brasil como um todo, pois Tiradentes é considerado o Patrono das polícias militares e civis do país, pelo que representa para a história da nação.
Em 1889, Tiradentes, pela iniciativa dos ideólogos positivistas do movimento republicano, foi reconhecido como herói nacional e mártir da independência. O menino Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) nasceu na Fazenda do Pombal – entre São José e São João Del Rei – Minas Gerais. Seu pai era um homem simples que possuía uma pequena fazenda e se dedicava aos serviços coloniais.
Tiradentes participava ativamente das discussões da época, principalmente, em relação às injustiças praticadas. Ele tinha espírito que clamava por independência e uma nova nação. Joaquim José da Silva Xavier foi morto em 21 de abril de 1792, aos 45 anos de idade.
Da Redação
TOLEDO