Chilenos denunciam problemas no transporte público de Santiago no dia da eleição
“De diferentes paradas, moradores de #Quilpué relatam baixa frequência de locomoção coletiva e idosos aguardando com altas temperaturas. Neste dia tão importante, é urgente que @MTTValparaiso regularize e fiscalize, cabe a todos não manchar este dia histórico”, escreveu a prefeita de Quilpué, Valeria Melipillán, em seu Twitter. “O governo e a ministra dos transportes devem garantir as condições ótimas de transporte público para o bom desenvolvimento desse processo democrático. Meu apelo é para que continuemos a participar nestas #Elecciones2021CL com esperança e convicção”, escreveu a prefeita de Santiago, Irací Hassler Jacob, no Twitter.
A chefe de campanha do candidato esquerdista Gabriel Boric, Izkia Siches, também comentou a situação. “Queremos fazer um apelo explícito ao Governo para que garanta hoje o transporte dos eleitores”, disse em vídeo divulgado à imprensa e compartilhado em redes sociais. “O registro de fiscalização do transporte público é metade de um dia normal. Vamos facilitar o acesso de todos aos centros de votação. Este processo é muito importante e deve ser representativo dos homens e mulheres chilenos”. A campanha do candidato direitista José Antonio Kast ainda havia se manifestado sobre o caso até a publicação desta matéria.
Frente às críticas, a ministra do Transporte, Gloria Hutt, anunciou a ampliação da cobertura de ônibus em Santiago. A Rede Metropolitana de Mobilidade de Santiago afirmou que a superfície contará com 75% de ônibus a mais do que em um domingo comum e que o #HoraPunta funcionará entre 9h e 18h.
Milhões de chilenos vão às urnas neste domingo para escolher o novo mandatário do país. Na disputa, estão os candidatos Gabriel Boric, de esquerda, e José Antonio Kast, representante da ultradireita. Estas eleições são consideradas as mais polarizadas desde o retorno do país à democracia, em 1988.
A votação será encerrada às 18h (horário local, também 18h no Brasil). Os resultados preliminares são esperados algumas horas depois.
Comentários estão fechados.