Cidade de SP iniciará na segunda-feira a vacinação de crianças

A cidade de São Paulo iniciará a vacinação infantil contra a covid-19 na próxima segunda-feira, dia 14. O Estadão apurou que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) decidiu em reunião de organização da campanha de imunização que a vacinação vai começar com crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficientes e indígenas. As primeiras doses destinadas ao público desembarcaram no Brasil na madrugada de ontem, e a previsão é de que cheguem à capital paulista no fim da tarde desta sexta, 14.

À Rádio Eldorado, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, disse que ainda não se sabe quantas doses a cidade receberá e ressaltou que o planejamento depende de quantas estarão disponíveis.

Volta às aulas

O secretário municipal de Saúde enfatizou a importância da vacinação das crianças, especialmente neste momento que antecede a volta às aulas em fevereiro, quando estarão, de acordo com a previsão da prefeitura, parcialmente protegidas.

Contudo, o passaporte da vacina não será exigido nesse momento. Ainda de acordo com Aparecido, as escolas públicas e privadas estão hoje “perfeitamente adequadas com medidas de segurança sanitária”.

O titular da pasta de Saúde afirmou ainda que o passaporte da vacina não é suficiente para combater a variante Ômicron do coronavírus. “Teríamos que eventualmente adicionar a testagem (antes das aulas), mas sabemos que há uma falta de testes no País.”

A recomendação é continuar com as medidas sanitárias, como espaçamento entre pessoas, uso de máscaras, ventilação de espaços fechados, além de avançar na imunização das crianças.

Pré-cadastro

O acesso ao site Vacina Já de São Paulo para o pré-cadastro de vacinação contra a covid-19 do público de 5 a 11 anos aumentou 11 vezes na quarta-feira, 12, após o cadastramento ser liberado, conforme informou o governo do Estado. A página recebeu 303 mil acessos somente em um dia.

Esse número de acessos da quarta-feira supera a média de procura do mês anterior em 1.039%. Em dezembro, o site recebeu 26.613 cliques diários.

O governo de São Paulo destaca que esse pré-cadastro é opcional e não funciona como agendamento. Porém, agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações nos postos.

Os pais ou responsáveis devem acessar o link, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e realizar o preenchimento do formulário online.

A expectativa do Estado é vacinar as 4,3 milhões de crianças com imunizante pediátrico no período de três semanas. A capacidade da vacinação infantil em São Paulo é de cerca de 250 mil crianças por dia.

Há 5.200 locais de vacinação disponíveis, número que deverá ser ampliado com postos volantes em escolas da rede estadual.

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.