CMDCA e entidades participaram do VI Encontro Municipal da Socioeducação

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveu na última sexta-feira (21) o VI Encontro Municipal da Socioeducação. Durante todo o dia, diversas entidades envolvidas com trabalhos de socioeducação ou partícipes no atendimento das demandas desta área debateram os desafios e possibilidades da aplicação e execução das medidas socioeducativas durante e pós pandemia. 

Estiveram envolvidos com o evento os diversos profissionais que integram a Rede do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente e integrantes de setores como a Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte e Lazer, Cultura, Infância e Juventude, Segurança e Mobilidade Urbana, Conselhos Municipais, Pólos de Prestação de Serviços à Comunidade, Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entidades e sociedade civil.

Durante a abertura, representantes de diversos setores participaram da mesa de honra, entre elas a secretária de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano, Jennifer Teixeira, e o prefeito Beto Lunitti. Na ocasião, o gestor toledano destacou a importância das políticas voltadas à criança e ao adolescente. “É preciso promover políticas públicas que protejam nossos pequenos, dando condições de transformar suas vidas”. Lunitti ainda agradeceu a presença do Poder Legislativo, representado pelo presidente da Câmara, Leoclides Bisognin.

Após, foram realizadas atividades como uma palestra magna com o tema ‘A Intersetorialidade na Implementação da Socioeducação no Município de Toledo’, com a professora doutora Eugênia Cesconeto, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e abertura de espaço para debate, perguntas e partilhas. 

Também aconteceram apresentações artísticas, mesa redonda sobre o tema “Desafios e Possibilidades da Aplicação e Execução das Medidas Socioeducativas Durante e Pós-pandemia’, com a participação de diversos profissionais envolvidos com o tema, entre eles a promotora da 5ª Promotoria de Justiça, Katia Kruger.

Para a secretária Jennifer Teixeira, o momento foi de reconhecer os avanços e pensar os rumos para ampliar as políticas para Infância e Juventude. “Com a criação da SMDH, temos a oportunidade de destacar um local de referência para as políticas de defesa de crianças e adolescentes no departamento de Infância e Juventude. As políticas do nosso município têm trabalhado em conjunto visando fortalecer a rede de proteção, um trabalho que tem o potencial de transformar vidas”, concluiu.

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.