CMEI Cantinho Feliz de Quatro Pontes realiza assembleia geral com os pais

Mediante convocação, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cantinho Feliz de Quatro Pontes realizou na sexta-feira (04) passada, na Casa da Cultura, assembleia geral com os pais dos alunos da Unidade II e os pais dos alunos do Berçário II da Unidade I. A reunião foi coordenada pela diretora da Unidade II, Angélica Borelli Fridrich, e contou com a presença da secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert.

Entre as pautas, mudança do nome da instituição CMEI Cantinho Feliz Unidade II para CMEI Professora Clarice Maria Bremm, uniforme, instâncias colegiadas, escola de pais, matrículas e rematrículas 2023 e colônia de férias.

Novo Nome

Em relação à mudança do nome da instituição, o assunto foi explanado pela assistente administrativo, Adriana Leobet Bregoli. Atualmente, conforme ela, o educandário está denominado como CMEI Cantinho Feliz Unidade II, de acordo com o decreto municipal nº 125/2021, e em funcionamento no prédio denominado Escola Municipal Professora Clarice Maria Bremm, conforme a lei municipal nº 2261/2019 – CM, oriunda da Câmara de Vereadores.

A possível alteração, disse, foi uma observação da equipe da estrutura e funcionamento do Núcleo Regional de Educação de Toledo, que, em visita técnica in loco para aprovação do processo de alteração de endereço, questionou o motivo do nome da instituição ser diferente do prédio, não sendo impedimento na questão documental ou administrativa para o funcionamento. A partir daí, surgiu a ideia de alterar o nome da instituição para o mesmo do prédio, uma vez que a autorização de funcionamento prevê a continuidade desta instituição nele, visto que os técnicos do NRE Toledo aprovaram as instalações, recomendando, inclusive, a permanência da instituição nestas dependências físicas.

Outra circunstância é a existência de duas instituições com o mesmo nome, sendo CMEI Cantinho Feliz, alterando somente o número da unidade. Na época em que foi criado o CMEI Unidade II deu-se o mesmo nome e as turmas foram divididas, permanecendo os berçários na Unidade I e os Maternais na Unidade II. Assim, tendo em vista que as duas unidades estão totalmente desvinculadas, existe a necessidade de criação de APMF própria para cada instituição, bem como Conselho Escolar.

Adriana informou, ainda, que houve diálogo prévio com a família da professora Clarice Maria Bremm, sendo explicado que haveria consulta pública aos pais e caso aprovada a alteração do nome da instituição também seria mudado o logotipo da escola. Assim, foi apresentado à família alguns modelos para análise e a mesma sentiu-se honrada em auxiliar na construção do logotipo da nova escola, sinalizando que, se possível, fosse acrescido o desenho de um livro, pois é uma parte simbólica da representatividade da professora Clarice Maria Bremm.

Logo, foi informado pela técnica da SMED que para alterar o nome será enviada solicitação à Câmara de Vereadores, explicando os motivos, para que o órgão elabore o projeto de lei. Após, haverá a alteração do decreto municipal, se aprovado pela comunidade escolar. Posteriormente, será organizado um processo administrativo e encaminhado à Secretaria de Estado da Educação para a alteração.

Votação

Finalizada a explicação, Angélica iniciou a votação por aclamação, sendo aprovado por 98% dos participantes a mudança do nome da instituição. Em seguida, quatro modelos de logotipos foram apresentados, sendo escolhido pela maioria o modelo ‘Árvore da Vida’.

Na sequência, foi compartilhado dois modelos de uniformes com os pais: um com cor predominante cinza claro para a camiseta e cinza chumbo para o shorts e agasalho e outro com cor predominante vermelho para a camiseta e azul escuro para o shorts e agasalho. A maioria optou pela primeira opção.

APMF e Conselho Escolar

Aos pais foi repassado, ainda, a necessidade da criação da APMF e do Conselho Escolar para o CMEI, sendo estas duas instâncias colegiadas de suma importância para o bom andamento das atividades da comunidade escolar. Logo, foi solicitada a participação espontânea dos pais até a data da matrícula, sendo que os interessados devem procurar a direção.

Escola de Pais

Os pais também foram instruídos sobre a ‘Escola de Pais’, cujo projeto visa fortalecer e aprofundar a relação escola/família, bem como auxiliar na construção da identidade, autonomia, autoestima e perspectiva do estudante, contribuir com ações educativas pelo bom relacionamento entre pais e filhos, buscar o diálogo entre a família e a escola, definindo limites, possibilidades e responsabilidades de cada uma, além de incentivar e fortalecer a participação e a organização coletiva de todos os segmentos da escola.

Todos os propósitos seriam colocados em prática com a realização de palestras, reuniões e participação dos pais nos eventos e datas comemorativas do CMEI, esperando como resultado a melhoria da qualidade da educação, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem das crianças e a interação família/escola. Como já realizado em outros anos, a participação no projeto ‘Escola de Pais’ é requisito para a matrícula em período integral.

Matrículas e Rematrículas

Para o dia 23 estão previstas as matrículas novas (parcial e integral), no dia 24 ocorrerão as rematrículas para período parcial e no dia 25 serão realizadas as rematrículas para período integral. Conforme a diretora Angélica, os pais devem retirar os documentos para realizar o pré-preenchimento até a data das matrículas e rematrículas, a fim de agilizar os trabalhos.

Segundo ela, ainda, a documentação para ingresso no projeto contraturno poderia ser retirada ao final da reunião, com a direitora do Departamento de Educação Infantil, Marieli Schuh. Sobre a renovação do transporte escolar, bem como de novos cadastros, deve ser feita junto com as matrículas e rematrículas, cada um na respectiva unidade escolar e nas datas estabelecidas por cada escola.

Colônia de Férias

Referente à colônia de férias, Angélica informou que no período de 16 a 27 de janeiro de 2023 haverá colônia de férias para os alunos que frequentaram o CMEI em 2022. A inscrição deverá acontecer no ato da matrícula. Dependendo da quantidade de alunos será realizado em período parcial ou integral, mas os pais serão informados. O ano letivo de 2023 iniciará no dia 06 de fevereiro.

Prefeitura de Quatro Pontes

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.